Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34380
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrunaAzambuja_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem automática de tópicos em relatos de violência doméstica
Autor(es): Azambuja, Bruna
Orientador(es): Silva, Daniel Guerreiro e
Assunto: Aprendizado de máquina
Mineração de dados
Data de apresentação: 28-Jun-2022
Data de publicação: 29-Mar-2023
Referência: AZAMBUJA, Bruna. Modelagem automática de tópicos em relatos de violência doméstica. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No Brasil, violência doméstica é considerada, desde 1995, uma violação dos Direitos Huma nos. Porém mesmo após tal conquista, ainda nos dias de hoje é possível verificar que casos de violência contra a mulher são muito comuns e, em grande parte destes, a mulher não se sente confortável ou segura para reportar tal violência. Faz-se necessário, portanto, um meio anônimo e seguro de capturar os relatos das vítimas sem que haja interferência de terceiros que possa influenciar seu discurso.Neste trabalho, foram analisados os resultados obtidos a partir de conjuntos de dados de violência doméstica usando técnicas de Aprendizado de Máquina para recuperar os assuntos mais recorrentes nos relatos coletados. O Algoritmo de Alocação de Dirichlet Latente - Latent Dirichlet Allocation (LDA) é um dos métodos mais populares para modelagem de tópicos que pode ser aplicado em qualquer área de assunto. O modelo usa uma aproximação Bayesiana para classificar o conjunto de textos em um conjunto de tópicos e pesos. O LDA tem se mostrado um excelente modelo para classificação de tópicos, sendo inclusive utilizado como base para diversos outros algoritmos, e portanto uma ótima opção a ser considerada para uso em bancos de dados que não reque rem relacionamentos complexos de tópicos. Após análise detalhada dos resultados obtidos, foi possível verificar que, no contexto de pandemia do COVID-19, os casos de violência familiar, ou seja, violência cometida por parente da vítima, são os casos mais recorrentes. Isto pode ser validado e justificado pelo confinamento da vítima com seu agressor, como será concluído neste trabalho, o que reitera o impacto do algoritmo no contexto mundial de violência, pois os dados podem ser estudados apesar da taxa de notificação de agressões e registros de boletins de ocorrência sejam baixas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.