Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoRicardoDeSouzaCruz_tcc.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trauma infinito: a memória autoficcional do trauma na gif-arte e na instalação
Autor(es): Cruz, João Ricardo de Souza
Orientador(es): Rosa, Luisa Günther
Assunto: Arte digital
Mídia digital
Linguagem artística
Linguagem audiovisual
Data de apresentação: 14-Abr-2022
Data de publicação: 29-Mar-2023
Referência: CRUZ, João Ricardo de Souza. Trauma infinito : a memória autoficcional do trauma na gif-arte e na instalação. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Trauma infinito: a memória autoficcional na gif-arte e na instalação apresenta os resultados da minha pesquisa sobre a autoficção e a memória em obras cinematográficas e impressas, assim como a análise das linguagens artísticas da gif-arte e da instalação e como esses temas constituem minha obra poética. Conceitua-se o trauma inicialmente partindo de duas perspectivas da psicanálise, em um primeiro momento, por suas colaborações com o desenvolvimento da àrea, apresentamos a definição de Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, e em seguida, trabalhamos com a definição do pediatra e psicanalista Donald Woods Winnicott.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.