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Título: RADAR : um mecanismo de predição de fluxo de tráfego de veículos em vias urbanas com base em aprendizado federado
Autor(es): Mendonça, Oswaldo Henrique Alves
Orientador(es): Rocha Filho, Geraldo Pereira
Assunto: Séries temporais
Tráfego
Data de apresentação: 30-Ago-2022
Data de publicação: 29-Mar-2023
Referência: MENDONÇA, Oswaldo Henrique Alves. RADAR: um mecanismo de predição de fluxo de tráfego de veículos em vias urbanas com base em aprendizado federado. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A elaboração de mecanismos de predição de tráfego veicular é extremamente importante para o desenvolvimento de malhas urbanas inteligentes. No entanto, devido a grande quantidade de fatores que podem afetar as condições de uma via, essa continua sendo uma atividade complicada. De modo geral, a literatura em torno do tema costuma empregar modelos centralizados, nos quais, para a construção do modelo de aprendizado, são reunidos todos os dados disponíveis em um único local. Porém, cidades normalmente possuem múltiplos dispositivos capazes de coletar dados de tráfego e que poderiam ser utilizados nessa tarefa. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta o RADAR: um mecanismo de predição de fluxo de tráfego de veículos em vias urbanas com base em Aprendizado Federado. O RADAR é composto por uma rede de sensores eletrônicos que captam seus próprios dados e treinam um modelo de predição local. Esses modelos locais são agregados por um servidor central, que coordena cada sensor na realização do processo. Dessa agregação é formado um modelo global, sem que os sensores tenham que compartilhar seus dados locais uns com os outros ou com o servidor central. De modo a avaliar o RADAR, foram realizados dois grupos de experimentos: (i) experimentos envolvendo a variação do número de participantes na rede; e (ii) experimentos envolvendo a variação do tipo de dia da semana, i.e. final de semana ou meio de semana. Como base de comparação, também foram avaliados modelos centralizados utilizando os mesmos sensores. Os resultados obtidos mostraram que o RADAR consegue ser competitivo com modelos tradicionais e realizar uma predição satisfatória do fluxo de veículos.
Abstract: The development of mechanisms for vehicular traffic flow prediction is critical to the ad vancement of intelligent urban infrastructure. However, this continues to be a complicated task due to the many factors that can affect the circumstances in a roadway. Generally, literature on the subject tends to focus on centralized models, in which the predictive model is built at a single server where all of the available data is gathered. Yet, cities typically have multiple devices able to collect traffic flow data that could be used on these tasks. Hence, this work presents RADAR: a vehicular traffic flow prediction mechanism in ur ban settings based on Federated Learning. RADAR is composed of a network of sensors that collect their own data and build a local prediction model. These local models are then aggregated by a central server, which coordinates each sensor through the process. From this aggregation a global model is built, without any local traffic data being exchanged be tween the sensors or with the central server. To validate the RADAR model, two groups of experiments were used: (i) experiments involving the variation of the number of partic ipants in the network; and (ii) experiments involving the variation of the type of day the model is used on, i.e. weekend or weekdays. As a basis of comparison, centralized models with the same sensors were also evaluated. The results showed that the RADAR model is able to compete with the centralized models and perform an adequate prediction of the vehicular flow.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.
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