Título: | Conhecimento e demandas de informação sobre finanças pessoais dos discentes de pós-graduação das universidades federais |
Autor(es): | Silva, Maurício Valentim Mendes da |
Orientador(es): | Silva, César Augusto Tibúrcio |
Assunto: | Finanças pessoais Educação financeira |
Data de apresentação: | 29-Out-2021 |
Data de publicação: | 28-Mar-2023 |
Referência: | SILVA, Maurício Valentim Mendes da. Conhecimento e demandas de informação sobre finanças pessoais dos discentes de pós-graduação das universidades federais. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | As finanças pessoais são de suma importância para o indivíduo saber administrar os
seus recursos financeiros. À vista disso, o objetivo desse artigo é mensurar o conhecimento e
as demandas sobre finanças pessoais na pós-graduação das universidades. A metodologia
utilizada foi uma abordagem quantitativa, sendo aplicado questionário a 154 discentes. Dessa
forma, constata-se que os discentes detêm conhecimento regular sobre finanças pessoais,
predominantemente sobre controle de gastos, compras e pagamento a crédito, e consumo. E que
demandam informações conforme suas necessidades, com maior interesse em investimentos e
poupanças; cartão de crédito; gerenciamento de dívida. Ademais, o estudo colabora com a
disseminação do conhecimento e manifesta que a educação financeira não se restringe a áreas
do conhecimento de cursos, nem tampouco é necessário um elevado conhecimento para se obter
o domínio do assunto, o que se depreende que essa deve estar presente desde a educação básica
do indivíduo. |
Abstract: | Personal finances are of utmost importance for the individual to know how to manage
their financial resources. Therefore, this article aims to measure the knowledge and demands
about personal finance in post-graduation universities. The methodology used was a
quantitative approach, and 154 students responded to the questionnaire. The research found
that the students have traditional knowledge about personal finances, predominantly about
spending control, purchases and payment on credit, and consumption. However, according to
their needs, they demand greater interest in investments and savings, credit cards, and debt.
The study collaborates with the dissemination of knowledge. It shows that financial education
is not restricted to areas of knowledge of courses, nor is it necessary to have a high level of
knowledge to master the subject, which means that it should be present since the primary
education of the individual. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.