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Título: Conhecimento e demandas de informação sobre finanças pessoais dos discentes de pós-graduação das universidades federais
Autor(es): Silva, Maurício Valentim Mendes da
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Finanças pessoais
Educação financeira
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 28-Mar-2023
Referência: SILVA, Maurício Valentim Mendes da. Conhecimento e demandas de informação sobre finanças pessoais dos discentes de pós-graduação das universidades federais. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As finanças pessoais são de suma importância para o indivíduo saber administrar os seus recursos financeiros. À vista disso, o objetivo desse artigo é mensurar o conhecimento e as demandas sobre finanças pessoais na pós-graduação das universidades. A metodologia utilizada foi uma abordagem quantitativa, sendo aplicado questionário a 154 discentes. Dessa forma, constata-se que os discentes detêm conhecimento regular sobre finanças pessoais, predominantemente sobre controle de gastos, compras e pagamento a crédito, e consumo. E que demandam informações conforme suas necessidades, com maior interesse em investimentos e poupanças; cartão de crédito; gerenciamento de dívida. Ademais, o estudo colabora com a disseminação do conhecimento e manifesta que a educação financeira não se restringe a áreas do conhecimento de cursos, nem tampouco é necessário um elevado conhecimento para se obter o domínio do assunto, o que se depreende que essa deve estar presente desde a educação básica do indivíduo.
Abstract: Personal finances are of utmost importance for the individual to know how to manage their financial resources. Therefore, this article aims to measure the knowledge and demands about personal finance in post-graduation universities. The methodology used was a quantitative approach, and 154 students responded to the questionnaire. The research found that the students have traditional knowledge about personal finances, predominantly about spending control, purchases and payment on credit, and consumption. However, according to their needs, they demand greater interest in investments and savings, credit cards, and debt. The study collaborates with the dissemination of knowledge. It shows that financial education is not restricted to areas of knowledge of courses, nor is it necessary to have a high level of knowledge to master the subject, which means that it should be present since the primary education of the individual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
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