Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, José Marilson Martins | - |
dc.contributor.author | Prates, Maria Clara de Almeida | - |
dc.identifier.citation | PRATES, Maria Clara de Almeida. Análise acerca do uso das informações contábeis nas micro e pequenas empresas de salões de beleza do Núcleo Bandeirante. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Micro e Pequenas Empresas desempenham um importante papel dentro da economia do
país, porém muitas delas não possuem uma gestão apropriada, podendo afetar os negócios
negativamente. Por meio disto, o presente trabalho buscou analisar a forma de gestão e o uso
das informações contábeis dos salões de beleza situados na cidade-satélite do Distrito Federal,
Núcleo Bandeirante. Foram coletadas informações em 26 salões de beleza da região,
analisando características dos empresários e das empresas, relacionados, principalmente,
quanto à gestão executada no empreendimento. Também foram levantadas informações
relacionadas ao cenário de pandemia e a percepção dos empreendedores desta situação. Os
principais resultados obtidos mostraram que a gestão e o uso das informações contábeis não
são satisfatórios nem colaborativos para os negócios. Outro levantamento realizado, com o
sindicato do setor da beleza no Distrito Federal, o SIMBELEZA, resultou que poucos salões
são associados e a sua percepção em relação à gestão feita pelos proprietários também é
ineficiente, pois como observado ao longo do estudo, os profissionais da beleza dedicam-se a
sua profissão, lidando com o cliente, e não ao gerenciamento de seus negócios. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Micro e pequenas empresas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação contábil | pt_BR |
dc.title | Análise acerca do uso das informações contábeis nas micro e pequenas empresas de salões de beleza do Núcleo Bandeirante | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T11:49:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T11:49:14Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34344 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Micro and Small Companies play an important role within the country’s economy, but many
of them don’t have proper management and can negatively affect business. Through this, the
present study sought to analyze the form of management and the use of accounting
information of beauty salons located in the satellite city of the Distrito Federal, Núcleo
Bandeirante. Information was collected from 26 beauty salons in the region, analyzing the
characteristics of the entrepreneurs and the company’s, related mainly to the management
performed in the business. Information related to the pandemic scenario and the perception of
entrepreneurs in this situation was also surveyed. The main results obtained showed that
management and the use of accounting information are neither satisfactory nor collaborative
for business. Another survey conducted, with the union of the beauty sector in the Distrito
Federal, SIMBELEZA, resulted that few salons are associated and their perception regarding
the management made by the owners is also inefficient because as observed throughout the
study, beauty professionals are dedicated to their profession, dealing with the customer, and
not to the management of their business. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|