Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34294
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_HenriqueFerreiraVerissimo_tcc.pdf405,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O comércio entre Brasil e China no período 2014 a 2019 e suas alterações na pandemia da Covid-19
Autor(es): Veríssimo, Henrique Ferreira
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Comércio exterior
Brasil - China - relações
Pandemia
Data de apresentação: 20-Out-2021
Data de publicação: 23-Mar-2023
Referência: VERÍSSIMO, Henrique Ferreira. O comércio entre Brasil e China no período 2014 a 2019 e suas alterações na pandemia da Covid-19. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O advento da Covid-19 impactou significamente a vida das pessoas no ano de 2020. O presente trabalho buscou identificar possíveis alterações nas características do fluxo de comércio exterior brasileiro com a China. Para isso, foram calculados os indicadores econômicos índice de orientação regional (IOR), índice de concentração por países de destino (ICD), índice de concentração de produtos (ICP), índice de comércio intraindústria (ICI) e índice de intensidade de comércio (IIC). O período analisado compreendeu os anos de 2014 a 2020. Os indicadores foram calculados utilizando as médias trienais 2014-2016 e 2017-2019 e o ano de 2020. Como resultado é inferido que os produtos com maior IOR para a China são insumos e produtos básicos, com baixo valor tecnológico e a pauta se manteve em 2020. O ICD apresentou um constante aumento em todo o período analisado, fato que não mudou em 2020. O ICP mostrou que o Brasil concentra suas exportações para a China em Soja, fato que se alterou em 2020 com o aumento da exportação de minérios. O ICI constatou um perfil interindustrial com a China e apresentou uma vertiginosa queda no aprofundamento em seu valor durante o período analisado. O IIC confirmou a tendência de aumento do fluxo de comércio sino brasileiro em todo o período.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.