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Título: Estudo da evasão nos cursos de licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília
Autor(es): Cavalcante, Otávio Alves
Orientador(es): Gomes, Juliana Betini Fachini
Assunto: Evasão universitária
Logística reversa
Regressão logística (Estatística)
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 5-Out-2022
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: CAVALCANTE, Otávio Alves. Estudo da evasão nos cursos de licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília. 2022. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A evasão de estudantes em cursos de graduação traz perdas irreparáveis ao crescimento e desenvolvimento do país. Para solucionar essa questão, é preciso entender as causas que levam esses estudantes a evadir de seus cursos. O presente estudo tem como propósito identificar e analisar fatores que influenciam alunos de licenciatura diurna e noturna no âmbito do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília a cometer evasão. A base de dados utilizada nas análises ´e composta por 335 alunos da licenciatura diurna e 371 alunos da licenciatura noturna, que ingressaram nos respectivos cursos entre os períodos do 1º semestre 2014 e do 2º semestre de 2019. A metodologia de análise de sobrevivência foi usada com o objetivo de avaliar o tempo de evasão dos alunos. Os modelos de regressão log-normal propostos identificaram a influência das covariáveis ”Forma de ingresso”, ”´Índice de Rendimento Acadêmico” (IRA) do aluno e "Cursou verão" para a licenciatura diurna e, na noturna, todas essas variáveis exceto Forma de ingresso. Nesse aspecto, o aproveitamento destes resultados torna-se útil ao subsidiar discussões acerca do assunto e incentivar futuras análises por parte de pesquisadores, gestores e membros da comunidade acadêmica.
Abstract: The dropout of students in undergraduate courses brings irreparable losses to the country’s growth and development. To resolve this issue, it is necessary to understand the causes that lead these students to drop out of their courses. The present study aims to identify and analyze factors that influence day and night undergraduate students within the Mathematics Department of the University of Bras´ılia to drop out. The database used in the analyzes is composed of 335 daytime undergraduate students and 371 nighttime undergraduate students, who entered the respective courses between the periods of the 1 st semester 2014 and the 2nd semester of 2019. The survival analysis methodology was used with the objective of evaluating the students’ dropout time. The proposed log normal regression models identified the influence of the covariates ”Method of admission”, ”Academic performance Index”of the student and ”Study summer”for daytime teaching and, for nighttime, all these variables except Form of admission. In this aspect, the use of these results becomes useful to support discussions on the subject and encourage future analyzes by researchers, managers and members of the academic community.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022.
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