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Título: Evasão no curso de bacharelado em Estatística da Universidade de Brasília : uma aplicação a modelos de análise de sobrevivência
Autor(es): Dias, Arthur de Oliveira
Orientador(es): Gomes, Juliana Betini Fachini
Assunto: Evasão universitária
Regressão logística (Estatística)
Logística (Estatística)
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 22-Mar-2023
Referência: DIAS, Arthur de Oliveira. Evasão no curso de bacharelado em Estatística da Universidade de Brasília: uma aplicação a modelos de análise de sobrevivência. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Fenômeno da evasão de estudantes do ensino superior é maléfico ao país como um todo, à própria Universidade e também ao aluno evadido. A solução de tal problema passa pelo entendimento cada vez mais profundo dos fatores que influenciam na evasão escolar nessa população. O presente trabalho tem, portanto, o objetivo de colaborar no conhecimento mais profundo dessas causas nos cursos de bacharelado em Matemática e bacharelado em Estatística da Universidade de Brasília. A base de dados da Estatística possui 451 observações e 195 a base de dados da Matemática, que contém alunos ingressantes entre o primeiro semestre de 2011 e o segundo semestre de 2019 para a matemática e entre o primeiro semestre de 2014 e o segundo semestre de 2019 para a Estatística. A metodologia utilizada foi a análise de sobrevivência, que com o modelo de regressão log normal proposto identificou a influencia das variáveis sistema de cotas, forma de ingresso, cursou verão e taxa de reprovação, além de uma interação entre taxa de reprovação e sistema de cotas para a Estatística e a influencia de taxa de reprovação e cursou verão para a matemática. Portanto, faz-se relevantes estes resultados para subsidiar as discussões acerca da evasão e como combate-la
Abstract: The phenomenon of the evasion of higher education students is evil to the country as a whole, to the University itself and also to the evaded student. The solution to this problem involves an ever deeper understanding of the factors that influence school dropout in this population. The present work has, therefore, the objective of collaborating in the deeper knowledge of these causes in the bachelor’s degree in Mathematics and bachelor’s degree in Statistics from the University of Bras´ılia. The Statistics database has 451 observations and 195 the Mathematics database, which contains students entering between the first semester of 2011 and the second semester of 2019 for mathematics and between the first semester of 2014 and the second semester of 2019 for Statistics. The methodology used was survival analysis, which with the proposed log-normal regression model identified the influence of the variables quota system, form of entry, summer course and failure rate, in addition to an interaction between failure rate and quota system for statistics and the influence of failure rate and summer course for mathematics. Therefore, these results are made to support discussions about evasion and how to combat it
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022.
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