Título: | Evasão no curso de bacharelado em Estatística da Universidade de Brasília : uma aplicação a modelos de análise de sobrevivência |
Autor(es): | Dias, Arthur de Oliveira |
Orientador(es): | Gomes, Juliana Betini Fachini |
Assunto: | Evasão universitária Regressão logística (Estatística) Logística (Estatística) |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 22-Mar-2023 |
Referência: | DIAS, Arthur de Oliveira. Evasão no curso de bacharelado em Estatística da Universidade de Brasília: uma aplicação a modelos de análise de sobrevivência. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O Fenômeno da evasão de estudantes do ensino superior é maléfico ao país como
um todo, à própria Universidade e também ao aluno evadido. A solução de tal problema
passa pelo entendimento cada vez mais profundo dos fatores que influenciam na evasão
escolar nessa população. O presente trabalho tem, portanto, o objetivo de colaborar no
conhecimento mais profundo dessas causas nos cursos de bacharelado em Matemática e
bacharelado em Estatística da Universidade de Brasília. A base de dados da Estatística
possui 451 observações e 195 a base de dados da Matemática, que contém alunos ingressantes entre o primeiro semestre de 2011 e o segundo semestre de 2019 para a matemática
e entre o primeiro semestre de 2014 e o segundo semestre de 2019 para a Estatística. A
metodologia utilizada foi a análise de sobrevivência, que com o modelo de regressão log normal proposto identificou a influencia das variáveis sistema de cotas, forma de ingresso,
cursou verão e taxa de reprovação, além de uma interação entre taxa de reprovação e
sistema de cotas para a Estatística e a influencia de taxa de reprovação e cursou verão
para a matemática. Portanto, faz-se relevantes estes resultados para subsidiar as discussões
acerca da evasão e como combate-la |
Abstract: | The phenomenon of the evasion of higher education students is evil to the country
as a whole, to the University itself and also to the evaded student. The solution to
this problem involves an ever deeper understanding of the factors that influence school
dropout in this population. The present work has, therefore, the objective of collaborating
in the deeper knowledge of these causes in the bachelor’s degree in Mathematics and
bachelor’s degree in Statistics from the University of Bras´ılia. The Statistics database has
451 observations and 195 the Mathematics database, which contains students entering
between the first semester of 2011 and the second semester of 2019 for mathematics and
between the first semester of 2014 and the second semester of 2019 for Statistics. The
methodology used was survival analysis, which with the proposed log-normal regression
model identified the influence of the variables quota system, form of entry, summer course
and failure rate, in addition to an interaction between failure rate and quota system for
statistics and the influence of failure rate and summer course for mathematics. Therefore,
these results are made to support discussions about evasion and how to combat it |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Estatística
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.