Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Eduardo Monteiro de Castro | - |
dc.contributor.author | Almeida, Carlo Aleksandr Rosano de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Carlo Aleksandr Rosano de. A eficiência da rede de ensino médio do DF, usando o método análise envoltória de dados com bootstrap.. 2022. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, estimou-se escores robustos de eficiência escolar entre 153 unidades escolares (privadas e públicas) do ensino médio do Distrito Federal. Usou-se uma
modelagem Network − DEA, em oposição ao clássico DEA, oferecendo a vantagem de
decompor a prestação de serviços educacionais em 03 (três) estágios sequenciais e estimar
a eficiência associada a cada um deles e a eficiência global. Além disso usou-se um método
para identificar e eliminar outliers que afetassem os ´índices de eficiência. Seguidamente,
valendo-se de técnicas de bootstrap, realizou-se o teste de significância de retorno de escala
e uma vez confirmada o tipo de retorno, estimou-se o escore corregido do viés aleatório
inerente aos dados. As estimativas apontam enquanto é possível maximizar os objetivos educacionais (matrícula, taxa de aprovação e nota média no ENEM), tendo como
referencia as melhores práticas da região. Acredita-se que os resultados aqui encontrados
fornecerão novas contribuições práticas para subsidiar a definição de estratégias e ação
que melhore o retorno dos investimentos educacionais no DF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência (Serviço público) | pt_BR |
dc.title | A eficiência da rede de ensino médio do DF, usando o método análise envoltória de dados com bootstrap. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T13:00:36Z | - |
dc.date.available | 2023-03-22T13:00:36Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34259 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this work, robust school efficiency scores were estimated among 153 school units
(private and public) of high school in the Federal District, Brazil. A Network − DEA
modeling was used, as opposed to the classic DEA, offering the advantage of decomposing
the provision of educational services into 03 (three) sequential stages and estimating
the efficiency associated with each of them and the overall efficiency. In addition, a
method was used to identify and eliminate outliers that affect efficiency levels. Then,
using bootstrap techniques, the scale return significance test was performed and once the
type of return was confirmed, the corrected score for the random bias inherent in the
data was estimated. Estimates point to the extent to which it is possible to maximize
educational objectives (enrollment, pass rate and average ENEM grade), having as a
reference the best practices in the region. It is believed that the results found here will
provide new practical contributions to support the definition of strategies and action that
improve the return on educational investments in the Federal District. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Estatística
|