Título: | A atuação da sociedade civil na construção do novo FUNDEB |
Autor(es): | Leuridan, Tatiana Vitória Carvalho |
Orientador(es): | Cruz, Fernanda Natasha Bravo |
Assunto: | Sociedade civil Participação política Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) |
Data de apresentação: | 3-Out-2022 |
Data de publicação: | 21-Mar-2023 |
Referência: | LEURIDAN, Tatiana Vitória Carvalho. A atuação da sociedade civil na construção do novo FUNDEB. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este estudo aborda a atuação da sociedade civil durante a edição das proposições
que possibilitaram a renovação do instrumento de ação pública denominado Fundo
de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação (Fundeb). Pretende-se compreender como ocorreram as
dinâmicas de participação em audiências públicas e envios de notas técnicas a atores
relevantes à constituição do instrumento no poder legislativo. Para este fim utiliza-se
metodologia de natureza qualitativa baseada em análise documental e orientada pela
abordagem da instrumentação da ação pública. Os resultados obtidos apontam para
o protagonismo dos seguintes atores: Campanha Nacional pelo Direito à Educação,
Todos pela Educação e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que
sugeriram diferentes critérios de distribuição dos recursos de complementação da
União durante o processo de construção democrática do Fundeb. |
Abstract: | This study addresses the role of civil society during the editing of proposals that made
it possible to renew the public action instrument called Fund for the Maintenance and
Development of Basic Education and for the Valorization of Education Professionals
(Fundeb). It is intended to understand how the dynamics of participation in public
hearings and the sending of technical notes to actors relevant to the constitution of the
instrument in the legislative power occurred. For this purpose, a qualitative
methodology based on document analysis and guided by the approach of the
instrumentation of public action is used. The results obtained point to the leading role
of the following actors: National Campaign for the Right to Education, All for Education
and National Confederation of Workers in Education, which suggested different criteria
for distributing the Union's complementary resources during the process of democratic
construction of Fundeb. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
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