Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34225
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PaulaPereiraCunha_tcc.pdf550,6 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Marcela-
dc.contributor.authorCunha, Paula Pereira-
dc.identifier.citationCUNHA, Paula Pereira. Federalismo pós-constituição de 1988 : uma análise da descentralização da assistência social. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Constituição Federal de 1988 institucionalizou a assistência social como um direito de toda a população. Contudo, até a redemocratização os serviços e programas da assistência eram prestados de forma fragmentada por instituições filantrópicas e pela igreja. Assim, nos anos subsequentes à redemocratização, foi necessário o remodelamento do campo, de modo a garantir o que foi previsto constitucionalmente. Dessa forma, foi necessário a edição de normativas para redefinir o desenho da política de assistência social, considerando o novo pacto federativo instaurado pela Carta Constitucional. Posto isto, este trabalho observou evolução da descentralização da política de assistência social após a Constituição de 1988. Para tal, foi realizada uma análise de conteúdo dos principais marcos regulatórios da área entre 1988 e 2011. Os resultados obtidos apontam para a consolidação da descentralização como um dos aspectos principais na construção do desenho das ações e serviços incluídos no Sistema Único de Assistência Social. Ademais, destacou-se o fortalecimento do nível subnacional para além dos aspectos administrativos da política, haja vista que estados e municípios adquiriram um papel crucial no financiamento dos programas implementados, além de atuarem, através de Comissões Intergestoras, das negociações e decisões sobre o andamento da assistência social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFederalismopt_BR
dc.subject.keywordDescentralização na administração públicapt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Constituição (1988)pt_BR
dc.titleFederalismo pós-constituição de 1988: uma análise da descentralização da assistência socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-21T11:56:29Z-
dc.date.available2023-03-21T11:56:29Z-
dc.date.submitted2022-10-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34225-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Federal Constitution of 1988 institutionalized social assistance as a right of the entire population. However, until the democratization, the services and programs were planned in a fragmented way and implemented by the Church and philanthropic institutions. Thus, in the years fallowing democratization, it was necessary to remodel social assistance, to guarantee what was constitutionally foreseen. Therefore, it was necessary to issue roles to redefine the design of social assistance policy, considering the new federative pact established by the Constitutional Chart. That said, this paper observed the evolution of the decentralization of the social assistance policy between 1988 e 2011. The results obtained point to the confirmation of decentralization as one of the main aspects in the construction of the design of the programs included in the Unified Social Assistance System. In addition, the strengthening of the subnational level for the administrative aspects of the policy is highlighted, given that states and municipalities are crucial for the programs financing. And, through Intermanagement Committees, in the political decision of the assistance social policy.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.