Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Matos, Franco de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Maria Fernanda de Souza | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Maria Fernanda de Souza. Políticas públicas de capacitação docente para uso das tecnologias educacionais digitais : Brasil X Estados-Unidos. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso crescente de ferramentas digitais transformou a profissão do docente, sendo
necessária a atuação governamental para enfrentar o novo desafio. Dessa forma, o presente
estudo permite uma análise em perspectiva comparativa acerca das políticas públicas e
estratégias federais elaboradas a partir dos anos 2000 até o presente momento, no Brasil e nos
Estados Unidos, para promover a capacitação docente nas tecnologias educacionais digitais. A
metodologia consiste em uma pesquisa documental de caráter exploratório, a partir de
legislações, relatórios e dados oficiais publicados e disponibilizados pelo governo brasileiro e
norte americano. Para a análise comparativa, quatro categorias foram delimitadas: as ações
que envolvem o setor privado por colaboração ou parcerias; financiamento, destacando-se a
foram de gestão dos investimentos e fundos; áreas de atuação, observando as linhas de
priorização; e, inovações em relação às ações analisadas, partindo das transformações nas
competências docentes. Nesse viés, percebem-se semelhanças na priorização de criação de
bases de dados acerca da utilização das tecnologias digitais, redes de compartilhamento e
colaboração entre docentes, assim como interesse político em abordar temas sobre equidade e
inclusão digital. No cenário brasileiro, tem-se lidado com a capacitação docente em caminhos
semelhantes à atuação norte-americana, a esfera federal tem estabelecido as priorizações,
reformulando programas e criando outros que permitam uma abordagem tecnológica mais
atualizada dando suporte aos estados e às instituições, buscando capacitar em larga escala os
profissionais da educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - capacitação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - uso das tecnologias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de capacitação docente para uso das tecnologias educacionais digitais: Brasil X Estados-Unidos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T12:58:25Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T12:58:25Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34196 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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