Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34196
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaFernandaDeSouzaGomes_tcc.pdf621,13 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMatos, Franco de-
dc.contributor.authorGomes, Maria Fernanda de Souza-
dc.identifier.citationGOMES, Maria Fernanda de Souza. Políticas públicas de capacitação docente para uso das tecnologias educacionais digitais : Brasil X Estados-Unidos. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO uso crescente de ferramentas digitais transformou a profissão do docente, sendo necessária a atuação governamental para enfrentar o novo desafio. Dessa forma, o presente estudo permite uma análise em perspectiva comparativa acerca das políticas públicas e estratégias federais elaboradas a partir dos anos 2000 até o presente momento, no Brasil e nos Estados Unidos, para promover a capacitação docente nas tecnologias educacionais digitais. A metodologia consiste em uma pesquisa documental de caráter exploratório, a partir de legislações, relatórios e dados oficiais publicados e disponibilizados pelo governo brasileiro e norte americano. Para a análise comparativa, quatro categorias foram delimitadas: as ações que envolvem o setor privado por colaboração ou parcerias; financiamento, destacando-se a foram de gestão dos investimentos e fundos; áreas de atuação, observando as linhas de priorização; e, inovações em relação às ações analisadas, partindo das transformações nas competências docentes. Nesse viés, percebem-se semelhanças na priorização de criação de bases de dados acerca da utilização das tecnologias digitais, redes de compartilhamento e colaboração entre docentes, assim como interesse político em abordar temas sobre equidade e inclusão digital. No cenário brasileiro, tem-se lidado com a capacitação docente em caminhos semelhantes à atuação norte-americana, a esfera federal tem estabelecido as priorizações, reformulando programas e criando outros que permitam uma abordagem tecnológica mais atualizada dando suporte aos estados e às instituições, buscando capacitar em larga escala os profissionais da educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - capacitaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - uso das tecnologiaspt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titlePolíticas públicas de capacitação docente para uso das tecnologias educacionais digitais: Brasil X Estados-Unidospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-17T12:58:25Z-
dc.date.available2023-03-17T12:58:25Z-
dc.date.submitted2022-09-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34196-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.