Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeticiaSouzaFonseca_tcc.pdf557,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas intersetoriais de enfrentamento à violência contra as mulheres: uma análise do núcleo de defesa da mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal
Autor(es): Fonseca, Leticia Souza
Orientador(es): Martins, Ana Paula Antunes
Assunto: Violência contra as mulheres
Políticas públicas
Lei Maria da Penha
Delegacia da mulher
Data de apresentação: 7-Out-2022
Data de publicação: 17-Mar-2023
Referência: FONSECA, Leticia Souza. Políticas intersetoriais de enfrentamento à violência contra as mulheres : uma análise do núcleo de defesa da mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A violência contra as mulheres é um problema público e por ser uma preocupação coletiva, merece maior atenção não só por parte do Estado como de toda a população. A partir dessa percepção e do aumento desenfreado dos números de casos no Brasil, além das lutas coletivas de movimentos sociais e feministas em prol da defesa e maior segurança das mulheres, surge em 2006 a Lei nº 11.340, conhecida popularmente por Lei Maria da Penha. A lei traz consigo diversas mudanças no contexto estatal e exige maior cuidado com a temática. A partir disso, é criada uma rede especializada que conta com diversos projetos de responsabilidade do Sistema de Justiça, que desenvolve diversas políticas públicas voltadas à erradicação da violência doméstica, ainda que estas não sejam de sua competência primária. O Núcleo de Defesa da Mulher, da Defensoria Pública do Distrito Federal, é um deles e desenvolve projetos que vêm apresentando resultados positivos e satisfatórios. Dentre eles destaca-se o Projeto Renovação, que realiza ações voltadas para mulheres vítimas de violência e para homens autores de violência contra mulheres. Conclui-se, em linhas gerais, que as políticas públicas para o enfrentamento da violência contra as mulheres têm se mostrado eficazes e cumprido um papel de extrema importancia no contexto social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.