Título: | A experiência remoto emergencial do ENEM na perspectiva dos estudantes do ensino médio do DF: o caso dos ingressos da UnB |
Autor(es): | Menezes, Guilherme Pereira de |
Orientador(es): | Assis, Simone de Araújo Góes |
Assunto: | Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ensino médio Covid-19 Universidade de Brasília (UnB) - estudantes Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
Data de apresentação: | 3-Out-2022 |
Data de publicação: | 16-Mar-2023 |
Referência: | MENEZES, Guilherme Pereira de. A experiência remoto emergencial do ENEM na perspectiva dos estudantes do ensino médio do DF : o caso dos ingressos da UnB. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Desde a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, a educação tornou-se universal para todos os estudantes, seja de escola pública ou privada. Porém nota-se no seu caráter performático e pelo desempenho apresentado pelas escolas que nunca tivemos uma educação igualitária no Brasil. Com a criação do Enem, a cultura performática foi cada vez mais reforçada pois, além de se configurar como um importante instrumento de avaliação educacional, o Enem também
se tornou a principal porta de acesso ao ensino superior. Em 2020, com a instauração de uma
calamidade pública promovido pela COVID-19, a educação foi realizada em formato virtual
por meio do Ensino Remoto Emergencial com a utilização de meios tecnológicos para evitar o contato presencial. A pesquisa busca entender quais foram as dificuldades pedagógicas do modelo remoto emergencial identificadas na perspectiva dos estudantes. O objetivo central foi identificar e sistematizar as dificuldades pedagógicas do modelo de ensino remoto emergencial do ensino médio na percepção dos estudantes no período pandêmico. Para
alcançar os objetivos propostos foram realizadas entrevistas com 10 estudantes da
Universidade de Brasília que realizaram o Ensino Médio nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal, além de realizar uma revisão bibliográfica sistemática de estudos de caso sobre o tema. Verificou-se que os estudantes de escola pública foram os mais afetados pelo ensino remoto, pois a educação pública não conseguiu fornecer a esses estudantes a educação necessária para que eles se preparem para o Enem e até outros vestibulares, aprofundando as desigualdades de acesso às universidades e faculdades. Notou-se também que os estudantes
em geral tiveram dificuldades relacionadas aos equipamentos de estudo, além das dificuldades
pedagógicas, dificuldades psicológicas e de ambiente propício para estudo. Conclui-se que embora o Ensino Remoto Emergencial tenha cumprido a sua principal função de evitar a proliferação da Covid-19, ele serviu como um ampliador da dualidade educacional e enfraquecimento da escola pública, já que a educação não conseguiu ser igualitária nem dentro da escola pública pois, muitas escolas adotaram diferentes abordagens de ensino e uma parcela dos estudantes não tinha acesso às aulas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022. |
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