Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sheila Cristina Tolentino | - |
dc.contributor.author | Landim, Gabriela Guimarães | - |
dc.identifier.citation | QUIRINO, Francisco Alves. A implementação do Novo Ensino Médio : uma análise comparativa entre contextos de escolas públicas e privadas no DF. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente relatório realiza uma análise do primeiro momento da
implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em 5 escolas do DF, 3 privadas e 2
públicas, em busca de identificar os modos de implementação da política e
facilitadores e obstáculos em cada contexto, bem como identificar as primeiras
mudanças causadas pelo NEM nas rotinas escolares. Como referencial teórico foram
discutidos o conceito de ensino médio no Brasil, o problema da evasão escolar, a
desigualdade social que afeta o contexto educacional, os contextos educacionais
públicos e privados, a proposta do Novo Ensino Médio, o conceito de implementação
e os atores envolvidos nesse processo.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários
aplicados entre Junho e Agosto de 2022. Os dados revelam entre outros pontos de
análise uma grande flexibilização legislativa nos modos de implementação em cada
contexto escolar e discursos diversos que vão desde o apoio à política à sua rejeição
por parte de gestores, professores e alunos das redes. Ao final, são sugeridos alguns
pontos de reflexão e melhoramentos da política pública, se pertinentes às burocracias
envolvidas no processo, para uma implementação mais harmônica e democrática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | A implementação do Novo Ensino Médio: uma análise comparativa entre contextos de escolas públicas e privadas no DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T12:05:24Z | - |
dc.date.available | 2023-03-16T12:05:24Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34180 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|