Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3418
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NataliaAlmeidaBezerra.pdf731,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bombinha, reloginho ou pêra : o uso de equipamentos biomédicos no cuidado da saúde de pessoas vivendo com hipertensão e diabetes na Guariroba, Ceilândia, DF
Autor(es): Bezerra, Natália Almeida
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Pressão arterial - medição
Instrumentos e aparelhos médicos
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 30-Abr-2012
Referência: BEZERRA, Natália Almeida. Bombinha, reloginho ou pêra: o uso de equipamentos biomédicos no cuidado da saúde de pessoas vivendo com hipertensão e diabetes na Guariroba, Ceilândia, DF. 2011. 95 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Partindo de uma perspectiva antropológica - mais especificamente da vertente da Antropologia da saúde – em que a enfermidade é vista como polissêmica e multifacetada, e levando em conta que o cuidado com saúde é uma realidade de construção social e cultural, esta pesquisa busca conhecer as experiências dos moradores da Ceilândia Sul-DF em relação ao uso de aparelhos tecnológicos biomédicos, como os medidores de glicemia capilar e os de pressão arterial. A idéia central é entender como estes aparelhos participam da vida dos doentes, entender e buscar as concepções culturais e sociais que sustentam a lógica do uso destes aparelhos e qual é o sentido dos mesmos na vida dos indivíduos. A ação de verificar/medir o nível de açúcar ou a força do sangue é uma realidade subjetiva e delineadora de comportamentos que cabe ser conhecida. Partiu-se do interesse em se entender um pouco mais sobre como os “números” - que são revelados por meio dos resultados “emitidos” pela tecnologia destes aparelhos - estão presentes na vida dos usuários e como eles passam de objeto a sujeito de mudança na vida dos indivíduos que os utilizam. Os estudos sob esta temática são raros no país, mas não poderiam deixar de ser pesquisados, por diversos motivos, como: aumento do número de pacientes com o diagnóstico de Hipertensão e/ou Diabetes; a venda, cada vez mais numerosa, destes aparelhos em farmácias, internet, lojas online; a reinterpretação diária e diversificada que os “números” recebem; entre outros fatores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons