Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlineGuedesCosta.pdf396,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Maior abandonado : um olhar antropológico sobre o cuidador social
Autor(es): Costa, Aline Guedes da
Orientador(es): Moura, Cristina Patriota de
Assunto: Crianças - assistência em instituições
Assistência a menores
Data de apresentação: Mar-2012
Data de publicação: 30-Abr-2012
Referência: COSTA, Aline Guedes da. Maior abandonado: um olhar antropológico sobre o cuidador social. 2012. 78 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho faz um sobrevôo histórico sobre as legislações/contextos que pautaram o atendimento de crianças e adolescentes no Brasil tentando sublinhar o ponto de vista crítico que a literatura antropológica tem sobre o tema. Num primeiro momento da pesquisa, as políticas protetivas e os sujeitos alvos dessas políticas são contextualizados de modo a tentar entender os processos discursivos e históricos que constroem tanto um quanto o outro. Em seguida, tento ilustrar a Unidade de Acolhimento de Crianças e Adolescentes (UNAC) – instituição governamental que abriga crianças e adolescentes em risco social no Distrito Federal – e suas frentes de ação. Posteriormente, faço um pequeno estudo etnográfico de uma casa lar da unidade tentando re-significar os episódios ocorridos na casa a partir de um olhar antropológico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons