Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SamuelRamirezHohlAbrahao_tcc.pdf2,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Melhoria de processos em sistemas de produção utilizando análise de prontidão e maturidade como introdução à indústria 4.0
Autor(es): Abrahão, Samuel Ramirez Hohl
Orientador(es): Barbalho, Sanderson Cesar Macedo
Assunto: Indústria 4.0
Gestão de processos
Lean Manufacturing
Data de apresentação: 9-Nov-2021
Data de publicação: 15-Mar-2023
Referência: ABRAHÃO, Samuel Ramirez Hohl. Melhoria de processos em sistemas de produção utilizando análise de prontidão e maturidade como introdução à indústria 4.0. 2021. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo visa realizar um diagnóstico do índice de maturidade de uma empresa do ramo da construção civil baseado no modelo de maturidade de Indústria 4.0 proposto pela Academia Alemã de Ciências e Engenharia (ACATECH). Nos últimos séculos, presenciamos a evolução da indústria marcada pelas três grandes revoluções industriais que trouxeram avanços significativos para a humanidade. Atualmente, pode-se observar o constante desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que estão sendo implementadas nas indústrias de vários setores de produção. O advento dessas tecnologias computacionais industriais juntamente com as técnicas de gestão de manufatura, coleta e análise de dados altamente desenvolvidas, capazes de apoiar os sistemas de decisão de uma empresa, ficou conhecido como quarta revolução industrial ou Indústria 4.0. Considerando que o avanço das técnicas de produção estão se disseminando cada vez mais entre as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, torna-se necessário desenvolver ambientes em que a gestão de desenvolvimento de serviços e produtos seja cada vez eficiente, a fim de reduzir ao máximo os desperdícios. O objetivo citado, pode ser alcançado por meio de uma implementação de um modelo de maturidade de I4.0. Dessa forma, foi realizado o procedimento técnico de estudo de caso em uma indústria fabricante de produtos de aço, onde foram aplicados questionários e realizadas visitas periódicas para compreender o total funcionamento dos processos produtivos da organização e por fim realizada uma análise do índice de maturidade e do nível de prontidão da organização propondo para a mesma sugestões de melhorias baseadas em tecnologias de I4.0. O estudo é caracterizado como uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo exploratório. A coleta de dados ocorreu de modo presencial e eletrônico, aplicando questionários com gestores e operários e visitando o espaço físico da empresa estudada. Os resultados encontrados foram capazes de definir um nível de maturidade para a indústria estudada e indicaram que a equipe de produção da mesma se mostrou positiva para trabalhar com soluções tecnológicas de I4.0.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.