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dc.contributor.advisorAffonso Neto, Annibal-
dc.contributor.authorFreire, Matheus Wanderley-
dc.identifier.citationFREIRE, Matheus Wanderley. Gestão do desempenho no setor automotivo: estudo de caso na Jeep do Brasil. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA indústria e o mercado de automóveis ocupam uma fatia expressiva do PIB brasileiro e portanto os estudos sobre essa área se tornam extremamente relevantes, por se tratar de um setor que movimenta consideravelmente a economia do país. No território brasileiro existem plantas de fábricas instaladas pelas maiores montadoras do planeta e também uma vasta rede de concessionárias responsável por comercializar e apresentar ao cliente os produtos fabricados nestas indústrias, ocupando lugar na ponta da operação. Apesar destas serem gerenciadas e financiadas majoritariamente por grupos econômicos paralelos à montadora, por se tratar de concessões é preciso que a marca analise periodicamente de forma detalhada o desempenho destas revendedoras, garantindo que estejam apresentando de forma assertiva a imagem da montadora frente ao consumidor final. Portanto, para manter o controle da performance da rede, a montadora de automóveis americana Jeep desenvolveu internamente no Brasil um Sistema de Medição de Desempenho (SMD) capaz de avaliar e classificar as concessionárias de acordo com os três principais pilares do negócio automobilístico: financeiro, qualidade e comercial. Através de uma revisão bibliográfica robusta, foi possível por meio deste estudo de caso analisar criteriosamente o programa, comparando a sua aplicação com as teorias estudadas na literatura, o que resultou na verificação de algumas lacunas que podem agregar na análise do desempenho das lojas, apesar de se tratar de um programa relativamente completo e que traz grande capacidade de controle do desempenho da rede de concessionárias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordGestão de desempenhopt_BR
dc.subject.keywordBalanced Scorecard (BSC)pt_BR
dc.titleGestão do desempenho no setor automotivo : estudo de caso na Jeep do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-15T12:50:57Z-
dc.date.available2023-03-15T12:50:57Z-
dc.date.submitted2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34160-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The car industry and market occupy a significant share of the Brazilian GDP and therefore studies on this area become extremely relevant, as it is a sector that considerably impacts the country's economy. In the Brazilian territory, there are factory plants installed by the largest automakers on the planet and also a vast network of dealerships responsible for marketing and presenting to the customer the products manufactured in these industries, occupying a place at the tip of the operation. Although these stores are managed and financed mostly by economic groups independent to the automaker, they are basically concessions, so the brand must periodically analyze in detail the performance of these dealerships, ensuring that they are assertively presenting the automaker's image to the end consumer. Therefore, to maintain control of the network's performance, the American car manufacturer Jeep has internally developed a Performance Measurement System (PMS) in Brazil, capable of evaluating and classifying dealerships according to the three main pillars of the automobile business: financial, quality and commercial. Through a robust literature review, it was possible through this case study to carefully analyze the program, comparing its application with the theories studied in the literature, which resulted in the verification of some gaps that can add to the performance analysis of the stores, despite that it is a relatively complete program that brings great control over the performance of the dealership network.pt_BR
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