Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Conceição, Pedro Henrique Zuchi da | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Aylla Dourado | - |
dc.contributor.author | Serra, Marina Speroto | - |
dc.contributor.author | Cotrim, Mayara Montilha | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Aylla Dourado; SERRA, Marina Speroto; COTRIM, Mayara Montilha. História, saber e meio ambiente : trilha interpretativa pelo Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. 2022. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da necessidade de se multiplicarem práticas sociais que fortaleçam ações de
sustentabilidade e contribuam com a perspectiva interdisciplinar na formação
técnico/profissional e humanista/cultural no contexto do ensino superior, o objetivo do presente
trabalho foi elaborar uma Trilha Interpretativa (TI) que aborde elementos do conjunto
complexo formado pela história, saber e meio ambiente dentro do campus Darcy Ribeiro da
Universidade de Brasília. A metodologia utilizada para construção da TI consiste na adaptação
realizada pelas autoras do método Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos (IAPI),
de Magro e Freixêdas (1998). Os resultados indicam que os traços e soluções em
sustentabilidade a serem observados nos dezesseis pontos selecionados para compor a TI,
atuam como uma ferramenta de fomento da Ecopedagogia e da Educação Ambiental,
contribuindo de forma não-formal com o pensamento crítico e interpretativo capaz de auxiliar
na mudança de perspectiva da relação humano-natureza. Durante o percurso da TI, é possível
apreender o ambiente e aprender com o ambiente universitário da UnB, por meio das trocas
funcionais do visitante com o que está sendo visto, permeadas por elementos sociais e culturais,
além das dimensões afetiva e cognitiva do sujeito diante do ambiente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.title | História, saber e meio ambiente : trilha interpretativa pelo Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T11:17:13Z | - |
dc.date.available | 2023-03-15T11:17:13Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34155 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Barral, Uidemar Morais | - |
dc.description.abstract1 | Considering the need to multiply social practices that strengthen sustainability actions and
contribute to the interdisciplinary perspective in technical/professional and humanist/cultural
training in the context of higher education, this study aims to develop an Interpretative Trail
(TI) that addresses elements of the complex set formed by history, knowledge and the
environment within the Darcy Ribeiro campus of the University of Brasília. The methodology
used for TI construction consists of the adaptation carried out by the authors of the
Interpretative Point Attractiveness Indicators (IAPI) method, by Magro and Freixêdas (1998).
The results indicate that the traits and specific sustainability solutions to be observed through
the sixteen points selected to compose the IT script act as a tool to promote Ecopedagogy and
Environmental Education, contributing non-formally to critical and interpretative thinking
capable of assisting in changing the perspective of the realtionship betwen humans and nature.
During the course of TI, it is possible to apprehend the environment and learn from the
university environment of UnB through functional exchanges of the visitor with what is being
seen, permeated by social and cultural elements, in addition to the affective and cognitive
dimensions of the person towards of the environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Ambientais
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