Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34146
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabelaRibeiroFontes_tcc.pdf3,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de métricas de manutenibilidade para a garantia da qualidade do MVP da Plataforma Unificada de Metodologias Ativas (PUMA) no contexto PBL
Autor(es): Fontes, Isabela Ribeiro
Orientador(es): Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto: Aplicativos
Software - qualidade
Software de aplicação - desenvolvimento
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 14-Mar-2023
Referência: FONTES, Isabela Ribeiro. Aplicação de métricas de manutenibilidade para a garantia da qualidade do MVP da Plataforma Unificada de Metodologias Ativas (PUMA) no contexto PBL. 2021. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Desenvolver um aplicativo Web é uma tarefa difícil se os recursos e informações corretos não estiverem disponíveis, pois um determinado aplicativo durante seu ciclo de vida não está siplesmente sujeito à sua forma de ser operado, mas também à forma como foi desenvolvido. O objetivo deste estudo é aplicar métricas de qualidade interna de software para garantia da qualidade no desenvolvimento do Mínimo Produto Viável do PUMA em um contexto PBL. Uma pesquisa de caráter exploratório e natureza qualitativa que combina as estratégias de revisão sistemática da literatura e estudo de caso foi aplicada. A avaliação de indicadores e métricas relacionados a manutenibilidade foi realizada, mesmo que as métricas relacionadas ao código em si atingiram o valor esperado, aquelas relacionadas ao processo de desenvolvimento obtiveram os piores resultados possíveis. Os resultados demonstraram como o descompasso de qualidade do processo e do produto impactou na garantia da qualidade geral do MVP, além de fornecer outras percepções para a garantia da qualidade para o desenvolvimento contínuo do PUMA.
Abstract: Developing a web app is a challenging task if the right resources and information are not available. This study aimed to apply software quality metrics for the quality guarantee in the PUMA's MVP development in a PBL context. The research was exploratory, qualitative, combining the strategies of systematic literature review and case study. The objective was accomplished by evaluating indicators related to maintainability. Even if the metrics related to the code itself reached the expected value, in contrast, those related to the development process had the worst possible results. This scenario demonstrated how the process and product quality mismatch impacted the overall MVP quality assurance. The results could provide additional insights into quality assurance for the ongoing development of the PUMA.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.