Título: | Citologia em casa : uma abordagem de ensino investigativo por meio do uso de um modelo biológico |
Autor(es): | Souza, Thuany Ferreira de |
Orientador(es): | Pereira, Bárbara Camile Cavalcante |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Experimentação |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 14-Mar-2023 |
Referência: | SOUZA, Thuany Ferreira de. Citologia em casa: uma abordagem de ensino investigativo por meio do uso de um modelo biológico. 2021. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo oferecer uma proposta de ensino investigativo
por meio da execução do experimento do “ovo pelado”. O experimento tem como
função a elucidação das principais estruturas da célula por meio de uma analogia
entre a morfologia e as funções das estruturas da célula e do ovo. Considerando o
contexto das escolas públicas em que, na maioria dos casos não há um laboratório
ou equipamentos como microscópios para visualização de amostras histológicas,
este trabalho se propõe a ser uma alternativa simples e de fácil execução por parte
dos estudantes. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano de uma
escola pública distrital do Riacho Fundo, no Distrito Federal. As atividades foram
desenvolvidas através das plataformas da Google para educação e contaram com a
participação de 48 alunos. Foram utilizados dois questionários para levantamento de
dados, sendo um de sondagem e um de avaliação, além do relatório do
experimento. As evidências observadas por meio das respostas colhidas a partir das
atividades sugerem que a analogia entre ambas as entidades (célula e ovo) é de
fácil assimilação por parte dos estudantes e provou-se muito proveitosa para a
compreensão das principais organelas da célula. |
Abstract: | The present work aims to offer an investigative teaching proposal through the
execution of the “naked egg” experiment. The experiment’s function is to elucidate de
main structures of the cell through an analogy between the morphology and the
functions of cells and eggs structures. Considering the context of the public schools
in which, in most cases, there is no laboratory or equipment such as microscopes for
histological visualization, this work is intended to be a simple and easy alternative for
the students. The work was developed with 9th grade students from a district public
school in Riacho Fundo I, in Distrito Federal. The activities were developed through
Google’s platforms for education and had the participation of 48 students. Two forms
were used for data collection, one for survey and one for evaluation, in addition to the
experiment report. The evidence obtained through the answers collected from the
activities is that the analogy between both entities (cells and eggs) is easy for
students to assimilate and proved to be much useful for the understanding of the
organelles of the cell. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.