Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Portugal, Khalil Oliveira | - |
dc.contributor.author | Vargas, Taisa Felix | - |
dc.identifier.citation | VARGAS, Taisa Felix. Investigando fake news: importância do letramento científico no combate as fake news da pandemia. 2021. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino por investigação é responsável por desenvolver habilidades como
argumentação, fala, leitura e escrita além do conteúdo científico. Essa metodologia se
mostra necessária hoje para auxiliar o combate e na disseminação de informações
falsas em mídias sociais ao longo da pandemia de COVID-19. O presente artigo
apresenta a análise da importância do letramento científico de estudantes da 2ª série
do Ensino Médio do Centro Educacional Incra 8 de Brazlândia, uma escola de zona
rural, na periferia do Distrito Federal. Para coleta de dados foi utilizado Formulários
Google e discussão realizada de forma presencial devido ao ensino híbrido. Os
estudantes conseguiram de desenvolver de forma satisfatória ideias e argumentos
que refutassem as notícias falsas, porém tiveram dificuldade em relacionar
conhecimentos científicos com elas. Não foi possível realizar um comparativo de
respostas antes e depois do debate pois os estudantes alegaram estafa mental e
sobrecarga de tarefas provenientes do sistema híbrido de ensino. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fake news | pt_BR |
dc.subject.keyword | Notícias falsas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento científico | pt_BR |
dc.title | Investigando fake news : importância do letramento científico no combate as fake news da pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T15:20:52Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T15:20:52Z | - |
dc.date.submitted | 2021-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34133 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teaching by inquiry is responsible for developing skills such as argumentation,
speaking, reading and writing in addition to scientific content. This methodology is
needed today to help combat and disseminate false information on social media
throughout the COVID-19 pandemic. This article presents an analysis of the
importance of scientific literacy for 2nd grade high school students at the Incra 8
Educational Center in Brazlândia, a school in a rural area on the outskirts of the Federal
District. For data collection, Google Forms were used and a discussion was carried out
in person due to the hybrid teaching. Students were able to satisfactorily develop ideas
and arguments that would refute the false news, but they had difficulty in relating
scientific knowledge to them. It was not possible to make a comparison of answers
before and after the debate because students claimed mental fatigue and task
overload from the hybrid teaching system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|