Título: | Atividades investigativas sobre os movimentos da Terra e da Lua com estudantes do ensino fundamental |
Outros títulos: | Investigative activities with elementary school students, emphasizing the movements of the Earth and the Moon |
Autor(es): | Santos, Simone Reis dos |
Orientador(es): | Costa, Marcos Rogério Martins |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Experimentação Terra (Planeta) |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 13-Mar-2023 |
Referência: | SANTOS, Simone Reis dos. Atividades investigativas sobre os movimentos da Terra e da Lua com estudantes do ensino fundamental. 2021. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O aprendizado da disciplina de Ciências na educação básica, especialmente no
Ensino Fundamental II, das escolas públicas, tem apresentado deficiências, como
demonstrado nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
(PISA). Esse déficit bo letramento científico tem sido refletido em teorias e em estudos
já realizados como também na prática pedagógica dos professores dessa disciplina
(COSTA; FERREIRA, 2021; FIALHO; MENDONÇA, 2020). Por isso, este estudo
objetiva promover atividades investigativas com alunos do ensino fundamental, com
ênfase nos Movimentos da Terra e da Lua. A escolha por esse conteúdo se deve a
sua aplicabilidade no contexto sociocultural dos alunos e as diversas possibilidades
de investigação nas práticas didático-pedagógicas, além de sua relevância científica.
Metodologicamente, é ume estudo de abordagem qualitativa com aplicação de estudo
de caso (GIL, 2002), utilizando pesquisa documental e bibliográfica, bem como
formulários eletrônicos aplicados com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de
uma escola pública do entorno do Distrito Federal após a realização de uma sequência
didática. A fundamentação teórica acolhe estudos sobre o tema das fases da lua em
aplicações pedagógicas (MARTINS; LANGHI, 2012; PASCHINI NETO;
TOMMASIELLO, 2017; PORTO; PORTO, 2018; SILVA, 2021) e a perspectiva do
método investigativo (MOREIRA, 1999) e do método de problematização para o
ensino de ciência (SILVA; DELIZOICOV, 2018). Como resultado, este estudo, a partir
dos dados coletados pelos formulários em duas turmas do 8º ano, corrobora os
resultados do PISA de 2018 (BRASIL, 2019), considerando que houve um
decrescimento do desempenho dos alunos em decorrência da defasagem na
aprendizagem consequente da ausência de aulas presenciais durante a pandemia de
covid-19. |
Abstract: | Learning the subject of Science in basic education, especially in Elementary School II,
in public schools, has shown deficiencies, as shown in the results of the International
Student Assessment Program (PISA). This deficit of scientific literacy has been
reflected in theories and studies already carried out, as well as in the pedagogical
practice of teachers in this discipline (COSTA; FERREIRA, 2021; FIALHO;
MENDONÇA, 2020). Therefore, this study aims to promote investigative activities with
elementary school students, with an emphasis on Earth and Moon Movements.
pedagogical aspects, in addition to its scientific relevance. Methodologically, it is a
study of a qualitative approach with application of a case study (GIL, 2002), using
documentary and bibliographic research, as well as electronic forms applied to 8th
grade students of elementary school in a public school in the vicinity of the Federal
District after the realization of a didactic sequence. The theoretical foundation includes
studies on the theme of moon phases in pedagogical applications (MARTINS;
LANGHI, 2012; PASCHINI NETO; TOMMASIELLO, 2017; PORTO; PORTO, 2018;
SILVA, 2021) and the perspective of the investigative method (MOREIRA, 1999) and
the problematization method for science teaching (SILVA; DELIZOICOV, 2018). As a
result, this study, based on the data collected by the forms in two 8th grade classes,
corroborates the results of PISA 2018 (BRASIL, 2019), whereas there was a decrease
in student performance as a result of the lag in learning resulting from the absence of
in-person classes during the covid-19 pandemic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.