Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bottechia, Juliana Alves de Araújo | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Renata do Carmo | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Renata do Carmo. Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre aprender Ciências por investigação. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Ciências por métodos investigativos proporciona a expansão do conteúdo
para além dos conceitos teóricos, facilitando o desenvolvimento de habilidades
cognitivas e tornando o aluno o protagonista do seu aprendizado. A aproximação dos
conteúdos abordados em sala com a realidade pode facilitar o processo de
ensinoaprendizagem, dessa forma, surge a ideia de explorar o contexto hídrico com
os alunos, visto que todos residem na zona rural de Luziânia, Goiás. A presente
pesquisa objetiva identificar as percepções dos alunos acerca do ensino por métodos
investigativos. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório, em que o instrumento
de pesquisa consiste em um formulário eletrônico respondido pelos estudantes que
participaram de uma aula de Ciências em que foi utilizada a investigação. A partir dos
resultados coletados identificou-se cinco categorias de análise sobre as percepções
dos alunos, conforme as três etapas operacionais de Bardin, 2016: “Consigo entender
melhor”; “A aula fica mais divertida”; “Falei para meus pais, amigos e familiares sobre
o que aprendi na aula”; “Não entendo o objetivo da investigação” e “Acho difícil e
chato”. A construção ativa do conhecimento gerou diversas percepções entre os
alunos, em que a maioria afirma boa aceitação do método. O ensino por investigação
consiste em um método de ensino que requer capacitação do docente e contém
características essenciais para a formação qualificada dos discentes que, além de
aprenderem o conteúdo teórico, desenvolvem habilidades cognitivas e pensamento
crítico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre aprender Ciências por investigação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T14:33:45Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T14:33:45Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34130 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teaching Science by investigative methods provides the expansion of content beyond
theoretical concepts, facilitating the development of cognitive skills and making the
student the protagonist of their learning. Bringing the contents covered in the
classroom closer to reality can facilitate the teaching-learning process, thus, the idea
of exploring the water context with the students arises, as they all live in the rural area
of Luziânia, Goiás. This research aims to identify the students' perceptions about
teaching by investigative methods. This is an exploratory qualitative study, in which the
research instrument consists of an electronic form answered by students who
participated in a Science class in which the investigation was used. From the collected
results, five categories of analysis on the students' perceptions were identified,
according to the three operational steps of Bardin, 2016: “I can understand better”;
“Class is more fun”; “I told my parents, friends and family about what I learned in class”;
“I don't understand the purpose of the investigation” and “I find it difficult and boring”.
The active construction of knowledge generated different perceptions among students,
in which the majority affirmed good acceptance of the method. Teaching by
investigation is a teaching method that requires teacher training and contains essential
characteristics for the qualified training of students who, in addition to learning
theoretical content, develop cognitive skills and critical thinking. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|