Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RenataDoCarmoGuimaraes_tcc.pdf2,38 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBottechia, Juliana Alves de Araújo-
dc.contributor.authorGuimarães, Renata do Carmo-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Renata do Carmo. Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre aprender Ciências por investigação. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Ciências por métodos investigativos proporciona a expansão do conteúdo para além dos conceitos teóricos, facilitando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e tornando o aluno o protagonista do seu aprendizado. A aproximação dos conteúdos abordados em sala com a realidade pode facilitar o processo de ensinoaprendizagem, dessa forma, surge a ideia de explorar o contexto hídrico com os alunos, visto que todos residem na zona rural de Luziânia, Goiás. A presente pesquisa objetiva identificar as percepções dos alunos acerca do ensino por métodos investigativos. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório, em que o instrumento de pesquisa consiste em um formulário eletrônico respondido pelos estudantes que participaram de uma aula de Ciências em que foi utilizada a investigação. A partir dos resultados coletados identificou-se cinco categorias de análise sobre as percepções dos alunos, conforme as três etapas operacionais de Bardin, 2016: “Consigo entender melhor”; “A aula fica mais divertida”; “Falei para meus pais, amigos e familiares sobre o que aprendi na aula”; “Não entendo o objetivo da investigação” e “Acho difícil e chato”. A construção ativa do conhecimento gerou diversas percepções entre os alunos, em que a maioria afirma boa aceitação do método. O ensino por investigação consiste em um método de ensino que requer capacitação do docente e contém características essenciais para a formação qualificada dos discentes que, além de aprenderem o conteúdo teórico, desenvolvem habilidades cognitivas e pensamento crítico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titlePercepções de estudantes do ensino fundamental sobre aprender Ciências por investigaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T14:33:45Z-
dc.date.available2023-03-13T14:33:45Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34130-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Teaching Science by investigative methods provides the expansion of content beyond theoretical concepts, facilitating the development of cognitive skills and making the student the protagonist of their learning. Bringing the contents covered in the classroom closer to reality can facilitate the teaching-learning process, thus, the idea of exploring the water context with the students arises, as they all live in the rural area of Luziânia, Goiás. This research aims to identify the students' perceptions about teaching by investigative methods. This is an exploratory qualitative study, in which the research instrument consists of an electronic form answered by students who participated in a Science class in which the investigation was used. From the collected results, five categories of analysis on the students' perceptions were identified, according to the three operational steps of Bardin, 2016: “I can understand better”; “Class is more fun”; “I told my parents, friends and family about what I learned in class”; “I don't understand the purpose of the investigation” and “I find it difficult and boring”. The active construction of knowledge generated different perceptions among students, in which the majority affirmed good acceptance of the method. Teaching by investigation is a teaching method that requires teacher training and contains essential characteristics for the qualified training of students who, in addition to learning theoretical content, develop cognitive skills and critical thinking.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.