Título: | O princípio da conservação da energia : sequência de ensino investigativa com experimentos de baixo custo e episódios históricos |
Autor(es): | Souza, Nayana Helena Negrão de |
Orientador(es): | Ibarra, Jesús Ernesto Ramos |
Assunto: | Experimentação Física - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 13-Mar-2023 |
Referência: | SOUZA, Nayana Helena Negrão de. O princípio da conservação da energia: sequência de ensino investigativa com experimentos de baixo custo e episódios históricos. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O ensino de física nas escolas é voltado para o modelo de ensino tradicional, em que
os estudantes são agentes passivos durante o processo de aprendizagem, o que
promove o desinteresse e o baixo rendimento nas aulas de física. Com o objetivo de
estimular a participação dos alunos para que estes sejam protagonistas na construção
dos seus próprios conhecimentos, foi proposta uma Sequência de Ensino Investigativa
(SEI) para o princípio de conservação de energia. A escolha do tema reflete a
importância do conceito de energia no ensino de física, tendo em vista que foi o
responsável pelo desenvolvimento da ciência no século XIX. A SEI foi aplicada em um
Colégio Estadual em Formosa - Goiás, para turmas de segunda série, com o objetivo
de analisar a viabilidade em utilizar Atividades Investigativas (AIs) através de
simulações, de experimentos de baixo custo e de textos científicos no ensino do
princípio de conservação de energia. Apesar dos problemas encontrados pelo período
de isolamento social durante a pandemia, os estudantes que concluíram a SEI
apresentaram um maior interesse pelo tema e pela disciplina de física. |
Abstract: | Physics teaching in schools is geared towards the traditional teaching model, in which
students are passive agents during the learning process, promoting disinterest and low
performance in physics classes. In order to encourage the participation of students so
that they are protagonists in the construction of their own knowledge, an Investigative
Teaching Sequence (ITS) was proposed for the principle of energy conservation. The
choice of theme reflects the importance of the concept of energy in the teaching of
physics, considering that it was responsible for the development of science in the
nineteenth century. The ITS was applied in a state primary school in Formosa-Goiás,
for second grade classes, with the objective of analyzing the feasibility of using
Investigative Activities (IA) through simulations, low-cost experiments and scientific
texts in teaching the principle of energy conservation. Despite the problems
encountered by the period of social isolation during the pandemic, students who
completed the SEI showed greater interest in the topic and in the discipline of physics. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.