Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bottechia, Juliana Alves de Araújo | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Imaculada | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Imaculada. O estudo das transformações, tendo como caso de pesquisa o lixo no ensino por investigação. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Curso de Especialização em Ensino de Ciências, “Ciência é 10!” (ou simplesmente
C10), proposto pelo Ministério da Educação (MEC), financiado pela CAPES
proporcionou aos alunos cursistas (professores de escolas nos anos finais do ensino
fundamental e ensino médio) ferramentas que contribuíam para uma ação dinâmica
aos desafios postos no cotidiano de suas escolas e de suas salas de aula. O
presente trabalho apresenta Estratégias didáticas pedagógicas para o Ensino de
Química, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem (google sala de aula) e a
videoconferência no zoom. A sugestão de intervenção é para alunos da 1ª. Série do
ensino médio e tem como objetivo utilizar metodologia investigativa juntamente com
método qualitativo, para desenvolver nos alunos estudo sobre as transformações
que ocorrem nos materiais, neste caso no Lixo. Assim, a proposta é produzir um
arranjo sequencial de aprendizagem que contribua junto aos alunos conhecimentos
para tratar, selecionar e orientar sobre a forma correta de descarte do lixo, do lixo
reciclável, bem como identificar os fenômenos químicos nesta transformação,
entendendo o que é uma reação química. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lixo - reciclagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O estudo das transformações, tendo como caso de pesquisa o lixo no ensino por investigação | pt_BR |
dc.title.alternative | The study of transformations, having as a research case the garbage in teaching by investigation | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T12:15:10Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T12:15:10Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34120 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Specialization Course in Science Teaching, "Science is 10!" (or simply C10),
proposed by the Ministry of Education (MEC), funded by CAPES, provided students
taking the course (school teachers in the final years of elementary and high school)
with tools that contributed to a dynamic action to the challenges posed in the daily
lives of their schools and their classrooms. This work presents Pedagogical Didactic
Strategies for the Teaching of Chemistry, using a virtual learning environment
(google classroom) and videoconferencing in the zoom. The intervention suggestion
is for 1st. High school series and aims to use investigative methodology together with
a qualitative method, to develop in students a study on the transformations that occur
in materials, in this case in Garbage. Thus, the proposal is to produce a sequential
learning arrangement that contributes to students with knowledge to treat, select and
guide on the correct way to dispose of garbage, recyclable waste, as well as identify
the chemical phenomena in this transformation, understanding what a chemical
reaction. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|