Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcoAntonioRodriguesRezende_tcc.pdf2,36 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
dc.contributor.authorRezende, Marco Antônio Rodrigues-
dc.identifier.citationREZENDE, Marco Antônio Rodrigues. Aprofundando os conceitos de pilhas e baterias por meio de uma abordagem investigativa. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresentado é resultado da aplicação de um plano de aula adotando a metodologia investigativa e tendo por referencial teórico a Aprendizagem Significativa sobre a temática Eletroquímica, tendo como foco principal "pilhas e baterias". Para isso foi elaborada uma questão problema, a partir do qual os alunos deveriam se engajar na resolução refletindo, analisando, manipulando os objetos, trabalhando as variáveis, interpretando, elaborando e testando os dados e hipóteses, para chegar ao resultado final. O papel do professor nessa atividade foi o de mediar todo o processo investigativo, interferindo minimamente. Foram levantados os conhecimentos prévios dos alunos para certificar a existência de subsunçores e reforçar conceitos indispensáveis ao aluno para participar da aplicação da atividade investigativa. Os conceitos foram organizados de forma hierárquica e gradual de modo a induzir os aprendizes a obter novos conhecimentos a partir de conhecimentos pré-existentes na sua estrutura cognitiva. Participaram dessa atividade investigativa 30 alunos do Ensino Médio da "Escola Estadual Monte Alegre de Minas" situada na cidade de Monte Alegre no estado de Minas Gerais. Com foco em obter uma melhor qualidade no ensino e melhor resultado no aprendizado, a atividade foi aplicada seguindo o modelo de ensino Híbrido estipulado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, ou seja, de forma presencial e remota alternadamente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordEletroquímicapt_BR
dc.titleAprofundando os conceitos de pilhas e baterias por meio de uma abordagem investigativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T11:13:24Z-
dc.date.available2023-03-13T11:13:24Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34119-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The work presented is the result of the application of a class plan adopting the investigative methodology and having as theoretical reference the Meaningful Learning on the Electrochemistry theme, having as main focus "batteries and batteries". For this, a problem question was elaborated, from which the students should engage in the solution by reflecting, analyzing, manipulating the objects, working the variables, interpreting, elaborating and testing the data and hypotheses, in order to reach the final result. The teacher's role in this activity was to mediate the entire investigative process, interfering minimally. Students' prior knowledge was surveyed to certify the existence of subsumers and reinforce concepts indispensable to the student to participate in the application of the investigative activity. The concepts were organized in a hierarchical and gradual way in order to induce learners to obtain new knowledge from knowledge existing in their cognitive structure. Thirty high school students from the "School Estadual Monte Alegre de Minas" located in the city of Monte Alegre in the state of Minas Gerais participated in this investigative activity. Focused on obtaining better quality in teaching and better learning results, the activity was applied following the Hybrid teaching model stipulated by the Government of the State of Minas Gerais, that is, in person and remotely alternately.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.