Título: | Ondas mecânicas : ensino pelo método investigativo |
Autor(es): | França, Lucelia Andrade |
Orientador(es): | Silva Filho, Olavo Leopoldino da |
Assunto: | Ensino por investigação Ondas - propagação |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 13-Mar-2023 |
Referência: | FRANÇA, Lucelia Andrade. Ondas mecânicas: ensino pelo método investigativo. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Atualmente nas escolas brasileiras, a metodologia de ensino por
transmissão/recepção é muito utilizada como único recurso por muitos professores;
nela, o professor tem papel de destaque, sendo detentor de todos os saberes. Nesse
ambiente educativo, o aluno não consegue exercer o seu protagonismo, participar
ativamente do seu processo de aprendizagem, não encontrando significado para
aquela aula. Nesse contexto, objetivou-se com essa pesquisa, elaborar e aplicar uma
sequência didática sobre ondas mecânicas, assim como, analisar seus resultados,
utilizando atividades investigativas fundamentadas pela teoria da aprendizagem
significativa de Ausubel (TAS), para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Com os
as atividades propostas, os alunos tiveram oportunidade de participar mais ativamente
das aulas, expondo suas hipóteses, trabalhando colaborativamente com os colegas,
expondo suas ideias, interagindo com o professor e tendo seus conhecimentos
prévios considerados, pois na TAS são de extrema importância, à medida que servem
como ponte cognitiva para a ancoragem de novos conceitos. Para os estudantes as
atividades da sequência didática se constituíram como uma metodologia atrativa,
quando evidenciamos alunos mais envolvidos e motivados no ambiente escolar. |
Abstract: | Currently in Brazilian schools, the transmission/reception teaching methodology is
widely used as the only resource by many teachers; in it, the teacher has a prominent
role, being the holder of all knowledge. In this educational environment, students are
unable to exercise their protagonism, actively participate in their learning process, not
finding meaning for that class. In this context, the objective of this research was to
develop and apply a didactic sequence on mechanical waves, as well as analyze its
results, using investigative activities based on Ausubel Theory of Meaningful Learning
(TAS), for 9th grade elementary school students. With the proposed activities, students
had the opportunity to participate more actively in the classes, exposing their
hypotheses, working collaboratively with colleagues, exposing their ideas, interacting
with the teacher and having their prior knowledge considered, as in TAS they are
extremely important, as they serve as a cognitive bridge to anchor new concepts. For
students, the activities of the didactic sequence constituted an attractive methodology,
when we showed students more involved and motivated in the school environment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.