Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuceliaAndradeFranca_tcc.pdf797,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ondas mecânicas : ensino pelo método investigativo
Autor(es): França, Lucelia Andrade
Orientador(es): Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Assunto: Ensino por investigação
Ondas - propagação
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 13-Mar-2023
Referência: FRANÇA, Lucelia Andrade. Ondas mecânicas: ensino pelo método investigativo. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Atualmente nas escolas brasileiras, a metodologia de ensino por transmissão/recepção é muito utilizada como único recurso por muitos professores; nela, o professor tem papel de destaque, sendo detentor de todos os saberes. Nesse ambiente educativo, o aluno não consegue exercer o seu protagonismo, participar ativamente do seu processo de aprendizagem, não encontrando significado para aquela aula. Nesse contexto, objetivou-se com essa pesquisa, elaborar e aplicar uma sequência didática sobre ondas mecânicas, assim como, analisar seus resultados, utilizando atividades investigativas fundamentadas pela teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (TAS), para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Com os as atividades propostas, os alunos tiveram oportunidade de participar mais ativamente das aulas, expondo suas hipóteses, trabalhando colaborativamente com os colegas, expondo suas ideias, interagindo com o professor e tendo seus conhecimentos prévios considerados, pois na TAS são de extrema importância, à medida que servem como ponte cognitiva para a ancoragem de novos conceitos. Para os estudantes as atividades da sequência didática se constituíram como uma metodologia atrativa, quando evidenciamos alunos mais envolvidos e motivados no ambiente escolar.
Abstract: Currently in Brazilian schools, the transmission/reception teaching methodology is widely used as the only resource by many teachers; in it, the teacher has a prominent role, being the holder of all knowledge. In this educational environment, students are unable to exercise their protagonism, actively participate in their learning process, not finding meaning for that class. In this context, the objective of this research was to develop and apply a didactic sequence on mechanical waves, as well as analyze its results, using investigative activities based on Ausubel Theory of Meaningful Learning (TAS), for 9th grade elementary school students. With the proposed activities, students had the opportunity to participate more actively in the classes, exposing their hypotheses, working collaboratively with colleagues, exposing their ideas, interacting with the teacher and having their prior knowledge considered, as in TAS they are extremely important, as they serve as a cognitive bridge to anchor new concepts. For students, the activities of the didactic sequence constituted an attractive methodology, when we showed students more involved and motivated in the school environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.