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Título: Investigação da prevalência dos distúrbios músculoesqueléticos em professores do ensino fundamental e médio
Autor(es): Almeida, Júlia Costa Souza de
Orientador(es): Romão, Juliana de Faria Fracon e
Assunto: Distúrbios musculoesqueléticos
Professores - saúde
Promoção da saúde
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 10-Mar-2023
Referência: ALMEIDA, Júlia Costa Souza de. Investigação da prevalência dos distúrbios músculoesqueléticos em professores do ensino fundamental e médio. 2021. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo objetivou analisar e comparar informações de avaliação da saúde ocupacional e presença de distúrbios musculoesqueléticos (DME) em professores do ensino fundamental e médio, a fim de obter uma melhor abordagem para descrição da condição de saúde. Foi realizada uma revisão narrativa pela base de dados PubMed, incluindo artigos sobre DME em professores e utilizando o questionário nórdico de sintomas osteomusculares (QNSO), publicados entre 2011 a 2020. A busca resultou em 477 artigos, com exclusões resultaram apenas 8 artigos para análise. Os achados após comparação demonstraram maior prevalência de DME no sexo feminino e nas regiões lombar, superior e inferior das costas, pescoço e/ou ombro e punho em ambos os níveis de ensino. Os fatores que podem desencadear esses distúrbios são os esforções físicos durante o ensino, o tempo de permanência em pé, postura inadequada ao corrigir trabalhos, preparar aulas e movimentos repetitivos prolongados. É evidente que a prevalência de DME entre os professores de ensino fundamental e médio é alta. Com isso, é necessário a promoção a saúde para redução destes distúrbios.
Abstract: The study aimed to analyze and compare information on the assessment of occupational health and the presence of musculoskeletal disorders (MSDs) in elementary and high school teachers, in order to obtain a better approach for describing the health condition. A narrative review was carried out using the PubMed database, including articles on DME in teachers and using the Nordic musculoskeletal questionnaire (NKQ), published between 2011 and 2020. The search resulted in 477 articles, with exclusions resulting only 8 articles for analysis. The finding after comparison showed a higher prevalence of DME in females and in the low back upper and lower back, neck and / or shoulder and wrist regions at both levels of education. The factors that can trigger these disorders are physical efforts during teaching, standing time, inadequate posture when correcting work, preparing classes and prolonged repetitive movements. It is evident that the prevalence of DME among elementary and high school teachers is high. Thus, it is necessary to promote health to reduce these disorders.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2021.
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