Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34105
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EllenCristineSilva_ThiagoPereira_tcc.pdf2,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Instrumentalização para o desenvolvimento de uma revisão sistemática sobre análise dos efeitos do uso de vestimentas para os pés e do andar descalço na cinética e cinemática da marcha em crianças neurotípicas e com síndrome de Down
Autor(es): Silva, Ellen Cristine Ferreira da
Pereira, Thiago Vidal
Orientador(es): Paz, Clarissa Cardoso dos Santos Couto
Assunto: Marcha humana
Calçados
Down, Síndrome de
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: SILVA, Ellen Cristine Ferreira da; PEREIRA, Thiago Vidal Instrumentalização para o desenvolvimento de uma revisão sistemática sobre análise dos efeitos do uso de vestimentas para os pés e do andar descalço na cinética e cinemática da marcha em crianças neurotípicas e com síndrome de Down. 2021. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Examinar os efeitos do uso de calçados, de tecnologias assistivas e do andar descalço na cinética e cinemática da marcha em crianças neurotípicas e com Síndrome de Down. Métodos: Bases de dados: PubMed Central, Scopus, Web of Science, Medline, CINAHL, EMBASE. Utilizamos o software ASReview para o processo de triagem e analisamos 21 textos completos com a ferramenta RoB2. Resultados: Nenhum dos estudos foi classificado com baixo risco de viés. Os principais efeitos dos calçados em comparação com o andar descalço são: o aumento da fase de contato inicial, aumento da fase de apoio, aumento do comprimento de passo, redução da fase de balanço, aumento da velocidade e redução da cadência. Conclusão: É importante estar atento aos hábitos de vestimenta dos pés das crianças em desenvolvimento, baseando-se na condição de saúde, idade, formato do pé e contexto social. As limitações têm relação com a baixa qualidade dos estudos apresentados.
Abstract: Objective: The prime objective of this study is to examine the effects of wearing shoes, assistive technologies, and barefoot walking on gait kinetics and kinematics in neurotypical children and children with Down Syndrome. Methods: We searched for articles on the databases - PubMed Central, Scopus, Web of Science, Medline, CINAHL, EMBASE. With ASReview we screened the results and analyzed 21 full texts with RoB2 tool. Results: None of the studies were classified as having a low risk of bias. The main effects of footwear compared to barefoot walking are: increased initial contact phase, increased stance phase, increased stride length, less swing phase, increased speed, and reduced cadence. Conclusion: It is important to be aware of the clothing habits of the developing children's feet, based on their health condition, age, foot shape and social context. The limitations are related to the low quality of studies.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.