Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasBernardes_tcc.pdf829,26 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Ingrid de Sousa Rodrigues-
dc.contributor.authorBernardes, Lucas-
dc.identifier.citationBERNARDES, Lucas. A fermentação alcoólica em uma abordagem de ensino por investigação. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO processo de ensino por investigação apresenta potencial para o desenvolvimento da aprendizagem efetiva, ainda mais quando a abordagem é sobre a fermentação alcoólica. A degradação de moléculas complexas em moléculas mais simples como o álcool é importante não somente para o agronegócio (principal atividade econômica local), como também por ser considerado tema relevante para aulas de Ciências da Natureza. Esta temática viabiliza o objetivo do trabalho, que é descrever a proposta metodológica para o ensino de Ciência, considerando a apropriação dos conceitos de transformação química, para uma maior valorização da participação ativa dos estudantes durante a aprendizagem. A descrição é parte de uma pesquisa realizada com estudantes da segunda série do ensino médio de uma escola pública de Goiânia. Análise qualitativa do discurso proveniente das interações e da aplicação de atividades durante os momentos pedagógicos de Delizoicov e Muechen, indicam o exercício da função protagonista pelo discente. Acredita-se que as discussões despertaram o interesse e a interação do estudante com o fenômeno estudado, levantando hipóteses e questionamentos durante o evento. Foi possível constatar que a realização do ensino por descobertas exige um planejamento minucioso e sempre atualizado, para promover a apropriação da linguagem científica do discente através da mediação docente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA fermentação alcoólica em uma abordagem de ensino por investigaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-09T15:23:46Z-
dc.date.available2023-03-09T15:23:46Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34100-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The teaching process by investigation has potential for the development of effective learning, even more when the approach is about alcoholic fermentation. The degradation of complex molecules into simpler molecules such as alcohol is important not only for agribusiness (the main local economic activity), but also because it is considered a relevant topic for Nature Science classes. This theme enables the objective of the work, which is to describe the methodological proposal for the teaching of Science, considering the appropriation of the concepts of chemical transformation, for a greater appreciation of the active participation of students during learning. The description is part of a survey carried out with second grade high school students at a public school in Goiânia. Qualitative analysis of the discourse arising from interactions and application of activities during the pedagogical moments of Delizoicov and Muechen, indicate the exercise of the protagonist role by the student. It is believed that the discussions aroused the student's interest and interaction with the phenomenon studied, raising hypotheses and questions during the event. It was possible to observe that the realization of teaching based on discoveries requires meticulous and always up-to-date planning, in order to promote the appropriation of the scientific language of the student through teacher mediation.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.