Título: | Plantas medicinais : uma temática para ensino investigativo em saúde/Biologia |
Autor(es): | Silva, Liliane de Sousa |
Orientador(es): | Nascimento, Carla Neves do |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Etnobotânica Plantas medicinais |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 9-Mar-2023 |
Referência: | SILVA, Liliane de Sousa. Plantas medicinais: uma temática para ensino investigativo em saúde/Biologia. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Investigar experiências dos discentes contrapondo o conhecimento popular com o
científico é uma forma de ensinar e aprender ciência. Um tema presente no dia a dia
é uso de plantas medicinais para tratamento e prevenção de doenças. Objetivo
deste trabalho foi desenvolver uma investigação sobre uso das plantas medicinais,
suas características e finalidades com discentes do 3º ano do Ensino Médio. A
investigação contou com 3 etapas. Na primeira, foi aplicado um questionário
(objetivo e subjetivo) para avaliar dados socioeconômicos e conhecimentos prévios,
bem como imersão ao tema. Na segunda, denominada de “Hora de investigar” os
discentes investigaram e produziram folders sobre as plantas medicinais. Na
terceira, houve o compartilhamento das investigações. Responderam ao
questionário 62 discentes, mas somente 27 entregaram um produto (folders, fotos,
desenhos, relatos) sobre as conclusões da investigação. 82% dos discentes já
utilizaram plantas medicinais e 79% afirmaram que o uso teve efeito benéfico à
saúde. As partes da planta mais relatada foram folhas e caule e a forma magistral o
chá. As ervas mais citadas foram o boldo, erva cidreira, hortelã e babosa. 51% dos
discentes relataram que aprenderam sobre uso e benefícios das plantas medicinais
com familiares e 19% com os meios de comunicação. A participação dos discentes
durante os momentos de discussão foi satisfatória. Os dados foram analisados a
partir dos pressupostos do ensino por investigação. Observou-se que a atividade
promoveu o engajamento e a investigação proporcionou um maior aprofundamento
sobre as plantas medicinais e validação de experiências do cotidiano, além da
valorização do conhecimento tradicional. |
Abstract: | Investigating students’ experiences comparing popular and scientific knowledge is a
way of teaching and learning science. A theme present in everyday life is the use of
medicinal plants for the treatment and prevention of diseases. Objective of this was
to develop an investigation on the use of medicinal plants, their characteristics, and
purposes with students in the 3rd year of high school. The investigation had 3 stages.
In the first, a questionnaire (objective and subjective) was applied to assess
socioeconomic data and previous knowledge, as well as immersion in the topic. In
the second, called “Time to investigate”, the students investigated and produced
folders on medicinal plants. In the third, there was the sharing of investigations. 62
students answered the questionnaire, but only 27 delivered materials (folders,
photos, drawings, reports) about the conclusions of the investigation. 82% of
students have used medicinal plants and 79% said that the use had a beneficial
effect on health. The most reported parts of the plant were leaves and stem and the
masterly form tea. The most cited herbs were boldo, lemon balm, mint, and aloe.
51% of students reported that they learned about the use and benefits of medicinal
plants from family members and 19% from the media. Student participation during
discussion moments was satisfactory. Data were analyzed from the assumptions of
teaching by investigation. It was observed that the activity promoted engagement and
the investigation provided further insight into medicinal plants and validation of
everyday experiences, in addition to the appreciation of traditional knowledge. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.