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Título: Plantas medicinais : uma temática para ensino investigativo em saúde/Biologia
Autor(es): Silva, Liliane de Sousa
Orientador(es): Nascimento, Carla Neves do
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Etnobotânica
Plantas medicinais
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 9-Mar-2023
Referência: SILVA, Liliane de Sousa. Plantas medicinais: uma temática para ensino investigativo em saúde/Biologia. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Investigar experiências dos discentes contrapondo o conhecimento popular com o científico é uma forma de ensinar e aprender ciência. Um tema presente no dia a dia é uso de plantas medicinais para tratamento e prevenção de doenças. Objetivo deste trabalho foi desenvolver uma investigação sobre uso das plantas medicinais, suas características e finalidades com discentes do 3º ano do Ensino Médio. A investigação contou com 3 etapas. Na primeira, foi aplicado um questionário (objetivo e subjetivo) para avaliar dados socioeconômicos e conhecimentos prévios, bem como imersão ao tema. Na segunda, denominada de “Hora de investigar” os discentes investigaram e produziram folders sobre as plantas medicinais. Na terceira, houve o compartilhamento das investigações. Responderam ao questionário 62 discentes, mas somente 27 entregaram um produto (folders, fotos, desenhos, relatos) sobre as conclusões da investigação. 82% dos discentes já utilizaram plantas medicinais e 79% afirmaram que o uso teve efeito benéfico à saúde. As partes da planta mais relatada foram folhas e caule e a forma magistral o chá. As ervas mais citadas foram o boldo, erva cidreira, hortelã e babosa. 51% dos discentes relataram que aprenderam sobre uso e benefícios das plantas medicinais com familiares e 19% com os meios de comunicação. A participação dos discentes durante os momentos de discussão foi satisfatória. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Observou-se que a atividade promoveu o engajamento e a investigação proporcionou um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais e validação de experiências do cotidiano, além da valorização do conhecimento tradicional.
Abstract: Investigating students’ experiences comparing popular and scientific knowledge is a way of teaching and learning science. A theme present in everyday life is the use of medicinal plants for the treatment and prevention of diseases. Objective of this was to develop an investigation on the use of medicinal plants, their characteristics, and purposes with students in the 3rd year of high school. The investigation had 3 stages. In the first, a questionnaire (objective and subjective) was applied to assess socioeconomic data and previous knowledge, as well as immersion in the topic. In the second, called “Time to investigate”, the students investigated and produced folders on medicinal plants. In the third, there was the sharing of investigations. 62 students answered the questionnaire, but only 27 delivered materials (folders, photos, drawings, reports) about the conclusions of the investigation. 82% of students have used medicinal plants and 79% said that the use had a beneficial effect on health. The most reported parts of the plant were leaves and stem and the masterly form tea. The most cited herbs were boldo, lemon balm, mint, and aloe. 51% of students reported that they learned about the use and benefits of medicinal plants from family members and 19% from the media. Student participation during discussion moments was satisfactory. Data were analyzed from the assumptions of teaching by investigation. It was observed that the activity promoted engagement and the investigation provided further insight into medicinal plants and validation of everyday experiences, in addition to the appreciation of traditional knowledge.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
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Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



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