Título: | Investigação para o ensino de Ciências : como bloquear uma onda eletromagnética? |
Autor(es): | Maia, Joelice Francisco |
Orientador(es): | Nascimento, Carla Neves do |
Assunto: | Ciências - ensino - experimentação Ensino por investigação Ondas eletromagnéticas |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 9-Mar-2023 |
Referência: | MAIA, Joelice Francisco. Investigação para o ensino de Ciências: como bloquear uma onda eletromagnética?. 2021. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa refere-se à teoria e à prática do ensino por investigação, e tem
como temática as ondas eletromagnéticas. A metodologia foi aplicada por meio de
aulas investigativas, com atividades experimentais no Moodle da UnB (Oficina), e o
público alvo foram os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio de diversas
escolas públicas do estado de Goiás. Esta aplicação teve o objetivo de aperfeiçoar a
prática pedagógica, possibilitando melhorar o desempenho no ensino aprendizado
do discente, por meio do conteúdo ondas eletromagnéticas da disciplina de Física, a
partir do método investigativo. Para isso, foi realizado uma pesquisa de campo com
abordagem qualitativa de natureza aplicada e de caráter exploratório. Tem como
fundamentação teórica os pressupostos de Carvalho (2013, 2018) no aspecto da
abordagem por investigação. E de David Ausubel com os seus fundamentos teóricos
e metodológicos da prática pedagógica, e da aprendizagem significativa dos alunos. |
Abstract: | This research refers to the theory and practice of teaching by investigation, and has
lectromagnetic waves its theme. The methodology was applied through investigative
classes, with experimental activities in the UnB Moodle (Workshop), and the target
audience was students from the 1st, 2nd and 3rd grade of high school from various
public schools in the state of Goiás. The objective of improving the pedagogical
practice, making it possible to improve the student's performance in teaching
learning, through the electromagnetic waves content of the discipline of Physics,
based on the investigative method. For this, a field research was carried out with a
qualitative approach of an applied and exploratory nature. Its theoretical foundation is
the assumptions of Carvalho (2013, 2018) in the aspect of the investigation
approach. And David Ausubel with his theoretical and methodological foundations of
pedagogical practice and meaningful student learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.