Título: | Aplicabilidade de um website sobre fissura labiopalatina |
Outros títulos: | Applicability of a cleft lip and palate website |
Autor(es): | Magalhães, Raíssa Gomes |
Orientador(es): | Picinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho |
Assunto: | Fissura palatina Teleducação Informação em saúde |
Data de apresentação: | 20-Out-2021 |
Data de publicação: | 8-Mar-2023 |
Referência: | MAGALHÃES, Raíssa Gomes. Aplicabilidade de um website sobre fissura labiopalatina. 2021. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Introdução: A fissura labiopalatina (FLP) é a malformação craniofacial com maior prevalência, tendo destaque pela sua complexidade de efeitos estéticos e funcionais nos indivíduos acometidos. Diante disso, é necessária uma equipe multidisciplinar com atuação integrada e interdisciplinar com intuito de promover o melhor prognóstico e inserção social durante todo o processo. Objetivo: Promover orientações sobre a fissura labiopalatina e verificar a eficácia de um programa de orientação por meio de um website desenvolvido para estudantes e profissionais da área da saúde. Métodos: Este estudo é de caráter observacional, transversal e analítico. Foi verificado a aplicabilidade de um programa de orientação sobre fissura labiopalatina (FLP),
intitulado Fissura Online. Além disso, foi feito o levantamento do conhecimento acerca da FLP com 13 profissionais de saúde vinculados ao Hospital Universitário de Brasília e 81 estudantes da Universidade de Brasília das áreas de enfermagem, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia e psicologia. A pesquisa consistiu em três etapas desenvolvidas em ambiente virtual, sendo elas: preenchimento do questionário pré-programa; disponibilização do website desenvolvido pelas pesquisadoras; e preenchimento do questionário pós-programa. Para as análises estatísticas foram utilizados os testes de McNemar, Qui-Quadrado e Teste Exato de Fisher. Resultados: Observaram-se diferenças estatísticas (p≤0,05) na maioria das questões quando comparado os questionários pré e pós programa Fissura Online. Conclusão: Apesar do conhecimento prévio acerca de algumas questões da FLP, houve ampliação sobre a temática para os estudantes e profissionais de saúde. Assim, evidencia-se a eficácia do programa Fissura Online por meio do website. |
Abstract: | Introduction: Cleft lip and palate (CLP) is the craniofacial malformation with the highest prevalence, standing out for its complexity of aesthetic and functional effects on affected individuals. Therefore, a multidisciplinary team with integrated and interdisciplinary action is required in order to promote the best prognosis and social
insertion throughout the process. Purpose: To promote orientation about cleft lip and palate and verify the effectiveness of an orientation program through a website developed for students and health professionals. Methods: This is an observational, cross-sectional, analytical study. It was verified the applicability of an orientation program about cleft lip and palate (CLP), called Fissura Online. Furthermore, a survey of the knowledge about CLP was carried out with 13 health professionals linked to the University Hospital of Brasilia and 81 students from the University of Brasilia in the areas of nursing, speech therapy, medicine, nutrition, dentistry, and psychology. The research consisted of three stages developed in a virtual environment, namely: filling out the pre-program questionnaire; making the website developed by the researchers available; and filling out the post-program questionnaire. For the statistical analyses McNemar's, Chi-square and Fisher's Exact Tests were used. Results: Statistical differences (p≤0.05) were observed in most questions when comparing the pre and post Fissura Online program questionnaires. Conclusion: Despite the previous knowledge about some CLP issues, there was an expansion on the theme for students and health professionals. Thus, it is evident the effectiveness of the Fissura Online program through the website. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.