Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Clementino, Henrique de Medeiros | - |
dc.identifier.citation | CLEMENTINO, Henrique de Medeiros. A forma da Terra: um percurso investigativo sobre as evidências da esfericidade da Terra com estudantes do ensino fundamental II. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As narrativas anticiência têm se propagado ultimamente em diferentes meios. O
terraplanismo, uma dessas narrativas, é um movimento conspiratório e negacionista
que tem se organizado e difundido em ambientes virtuais e tem como principais
características a negação à ciência e o ataque ao ensino de ciências. A BNCC e o
currículo do Distrito Federal prevêem o estudo da forma da Terra e das evidências
científicas que comprovam a sua forma geóide no ensino fundamental. Nesse
contexto, esta pesquisa analisou a aplicação de uma sequência de ensino
investigativo com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola
pública do Distrito Federal com o objetivo de investigar as evidências da forma da
Terra e ilustrá-las por meio da elaboração de modelos didáticos. Embora a maior
parte dos estudantes (80%) considere o formato esférico da Terra, a maioria não
conseguiu justificá-la (65%) antes da sequência investigativa. Apesar das limitações
decorrentes da pandemia no contexto escolar, os estudantes produziram modelos
didáticos com materiais de fácil acesso para ilustrar as evidências científicas da
forma da Terra investigadas e discutidas previamente na aula e foram capazes de
identificar as evidências da forma geóide do planeta e as incoerências do
terraplanismo. Portanto, a sequência de ensino investigativo mostrou-se como
importante estratégia didática para desconstruir o terraplanismo no ambiente escolar
por meio do desenvolvimento de práticas argumentativas que desconstruam o
negacionismo científico, minimizando seus danos à sociedade como prática social
final. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Astronomia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terraplanismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terra (Planeta) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.title | A forma da Terra : um percurso investigativo sobre as evidências da esfericidade da Terra com estudantes do ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T15:30:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-08T15:30:14Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34081 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Brito, Darlan Quinta de | - |
dc.description.abstract1 | The antiscience narratives have spread lately in different media. The flat-earth
movement, one of these narratives, is a conspiracy and negationist movement that
has been organized and spread in virtual environment, and their main characteristics
are the science negationism and the attack on science education. The Brazilian
national curriculum and the curriculum of Distrito Federal predicts the study of the
Earth’s shape and the scientific evidences that proves the geoid shape in elementary
school. In this context, this research analyzed the application of an investigative
teaching sequence with 6th grade students of a public elementary school in Distrito
Federal - Brazil with the goal of investigating the evidence of the Earth’s shape and
illustrating them through the elaboration of didactic models. Although most students
(80%) consider the Earth's shape spherical, most of them couldn’t justify it (65%)
before the investigative sequence. Despite the limitations due from the pandemic in
the educational context, the students produced didactic models with accessible
supplies to illustrate the scientific evidences of the Earth’s shape previously
investigated and discussed in class.They were also able to identify evidences from
the geoid shape of Earth and the contradictions of the flat-earth movement.
Therefore, this investigative teaching sequence proved to be an important didactic
strategy to deconstruct the flat-earth movement in the school environment through
the development of argumentative practices that deconstructs scientific denialism,
minimizing its damage to society as a final social practice. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|