Título: | Estudo de forças em uma balança : uma abordagem através do ensino de Física por investigação |
Autor(es): | Moreira, Géssyka Santos |
Orientador(es): | Portugal, Khalil Oliveira |
Assunto: | Ensino por investigação Física - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 8-Mar-2023 |
Referência: | MOREIRA, Géssyka Santos. Estudo de forças em uma balança: uma abordagem através do ensino de Física por investigação. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Sabendo sobre a dificuldade dos alunos em aprender alguns conhecimentos
científicos, podemos pensar sobre a forma abstrata como os conteúdos e conceitos
são abordados e trabalhados nas aulas de Física, na maioria das vezes de forma
distante da realidade vivida pelo aluno no dia a dia. Busca-se nesse trabalho através
do ensino investigativo, possibilitar ao aluno a análise e desenvolvimento de conceitos
dentro do estudo da Dinâmica. Interligou-se os conceitos estudados, como as forças
Peso e Normal, na análise de uma imagem que demonstra uma situação presenciada
no cotidiano, envolvendo o funcionamento de uma balança e tornando o aluno um
investigador em busca de respostas para perguntas norteadoras, guiando o mesmo
na busca pelo conhecimento. Aqui será apresentada uma atividade que foi aplicada
em sala de aula, buscando relacionar conceitos aprendidos nas aulas de Física com
situações reais que podem ser observadas pelo aluno na sua rotina, como o fato de ir
à farmácia para ser pesado na balança. Além disso, a proposta de atividade
apresentada aqui é investigativa, de forma que apresentando ao aluno uma situação problema, o mesmo é instigado a buscar respostas e soluções. Nesta atividade, o
professor tem o papel de guia e o aluno é o principal atuante na busca e obtenção do
conhecimento, devido a isso, os resultados obtidos através da aplicação dessa
atividade investigativa não foram satisfatórios como o esperado, já que os alunos
foram resistentes para participar. Entretanto, mesmo com a resistência dos alunos em
participar, o objetivo da atividade foi alcançado. |
Abstract: | Knowing about the students' difficulty in learning some scientific knowledge, we
can think about the abstract way in which the contents and concepts are approached
and worked on in Physics classes, most of the times far from the reality experienced
by the student on a daily basis. The aim of this work, through investigative teaching, is
to enable the student to analyze and develop concepts within the study of Dynamics.
The studied concepts, such as the Weight and Normal forces, were interconnected in
the analysis of an image that demonstrates a situation witnessed in everyday life,
involving the operation of a scale and making the student a researcher in search of
answers to guiding questions, guiding the same in the search for knowledge. Here, an
activity will be presented that was applied in the classroom, seeking to relate concepts
learned in Physics classes with real situations that can be observed by the student in
their routine, such as going to the pharmacy to be weighed on the scale. In addition,
the proposed activity presented here is investigative, so that by presenting the student
with a problem-situation, he is encouraged to seek answers and solutions. In this
activity, the teacher has the role of guide and the student is the main actor in the search
and obtaining of knowledge, because of this, the results obtained through the
application of this investigative activity were not satisfactory as expected, as the
students were resistant to participate. However, even with resistance from students to
participate, the objective of the activity was achieved. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.