Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EmmelleNerisDosSantosAraujo_tcc.pdf781,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologia investigativa no ensino de Ciências : abordando o efeito estufa
Autor(es): Araújo, Emmelle Neris dos Santos
Orientador(es): Nascimento, Carla Neves do
Assunto: Ciências - ensino - experimentação
Experimentação
Efeito estufa
Data de apresentação: 27-Nov-2021
Data de publicação: 8-Mar-2023
Referência: ARAÚJO, Emmelle Neris dos Santos. Metodologia investigativa no ensino de Ciências: abordando o efeito estufa. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Neste referido trabalho, foi analisada e discutida a aplicação da metodologia de Ensino por Investigação nas aulas de Ciências como forma de transpor um ensino mecânico e promover mudanças no papel do docente e do estudante. Essa abordagem visa tornar o estudante protagonista na construção do conhecimento científico e o professor mediador desse percurso até a alfabetização científica. Assim, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, que são previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). O objetivo é aplicar e analisar a metodologia de Ensino por Investigação nas aulas de Ciências do 9º ano, de uma escola pública, localizada em Ceilândia – DF, a partir da temática Efeito Estufa. A aplicação foi feita com o auxílio de ferramentas digitais, pois as aulas investigativas ocorreram em ensino remoto devido à pandemia do novo coronavírus. A fundamentação teórica teve como base a aprendizagem significativa de David Ausubel (MOREIRA, 2012) e a metodologia de ensino por investigação dos teóricos Carvalho (2013, 2018) e Zompero e Laburú (2016). O resultado da análise, a respeito da aplicação da metodologia nas aulas de Ciências, demonstrou a compreensão da temática pelos estudantes partindo do conhecimento prévio deles, e a conscientização para promover mudanças em seus próprios hábitos para minimizar as emissões de gases estufa. Nessa perspectiva, a abordagem foi qualitativa do tipo translacional desenvolvida para o trabalho de conclusão final do curso de pós-graduação Ciência é 10.
Abstract: This present work analyzed and discussed the application of the Teaching by researching methodology in Science classes as a way of surmounting mechanical teaching and offer changes in the role of the teacher and the student. This approach aims to make the student a protagonist in the construction of scientific knowledge and the teacher as a mediator on this path to scientific literacy. Thus, enabling the development of cognitive skills and abilities, that are expected by the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017). The objective is to apply and analyze the Teaching by researching methodology through the Greenhouse effect theme in 9th grade Science classes at a public school, located in Ceilândia – DF. The implementation was made with the help of digital tools, while the research classes took place in remote teaching, due to the new coronavirus pandemic. This study draws on a theoretical framework based on the meaningful learning of David Ausubel (MOREIRA, 2012) and the teaching by researching methodology put forward by Carvalho (2013, 2018) and Zompero and Laburú (2016). The analysis result, regarding the application of the methodology in Science classes, showed the understanding of the theme by the students, based on their previous knowledge, and the awareness of making changes possible in their habits in order to reduce greenhouse gas emissions. From this perspective, it was a qualitative translational approach developed for the conclusion work of the Science is 10 graduate course.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.