Título: | Metodologia investigativa no ensino de Ciências : abordando o efeito estufa |
Autor(es): | Araújo, Emmelle Neris dos Santos |
Orientador(es): | Nascimento, Carla Neves do |
Assunto: | Ciências - ensino - experimentação Experimentação Efeito estufa |
Data de apresentação: | 27-Nov-2021 |
Data de publicação: | 8-Mar-2023 |
Referência: | ARAÚJO, Emmelle Neris dos Santos. Metodologia investigativa no ensino de Ciências: abordando o efeito estufa. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Neste referido trabalho, foi analisada e discutida a aplicação da metodologia de Ensino
por Investigação nas aulas de Ciências como forma de transpor um ensino mecânico
e promover mudanças no papel do docente e do estudante. Essa abordagem visa
tornar o estudante protagonista na construção do conhecimento científico e o
professor mediador desse percurso até a alfabetização científica. Assim,
possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, que são
previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). O objetivo é aplicar
e analisar a metodologia de Ensino por Investigação nas aulas de Ciências do 9º ano,
de uma escola pública, localizada em Ceilândia – DF, a partir da temática Efeito
Estufa. A aplicação foi feita com o auxílio de ferramentas digitais, pois as aulas
investigativas ocorreram em ensino remoto devido à pandemia do novo coronavírus.
A fundamentação teórica teve como base a aprendizagem significativa de David
Ausubel (MOREIRA, 2012) e a metodologia de ensino por investigação dos teóricos
Carvalho (2013, 2018) e Zompero e Laburú (2016). O resultado da análise, a respeito
da aplicação da metodologia nas aulas de Ciências, demonstrou a compreensão da
temática pelos estudantes partindo do conhecimento prévio deles, e a conscientização
para promover mudanças em seus próprios hábitos para minimizar as emissões de
gases estufa. Nessa perspectiva, a abordagem foi qualitativa do tipo translacional
desenvolvida para o trabalho de conclusão final do curso de pós-graduação Ciência é
10. |
Abstract: | This present work analyzed and discussed the application of the Teaching by
researching methodology in Science classes as a way of surmounting mechanical
teaching and offer changes in the role of the teacher and the student. This approach
aims to make the student a protagonist in the construction of scientific knowledge and
the teacher as a mediator on this path to scientific literacy. Thus, enabling the
development of cognitive skills and abilities, that are expected by the Common National
Curriculum Base (BRASIL, 2017). The objective is to apply and analyze the Teaching
by researching methodology through the Greenhouse effect theme in 9th grade
Science classes at a public school, located in Ceilândia – DF. The implementation was
made with the help of digital tools, while the research classes took place in remote
teaching, due to the new coronavirus pandemic. This study draws on a theoretical
framework based on the meaningful learning of David Ausubel (MOREIRA, 2012) and
the teaching by researching methodology put forward by Carvalho (2013, 2018) and
Zompero and Laburú (2016). The analysis result, regarding the application of the
methodology in Science classes, showed the understanding of the theme by the
students, based on their previous knowledge, and the awareness of making changes
possible in their habits in order to reduce greenhouse gas emissions. From this
perspective, it was a qualitative translational approach developed for the conclusion
work of the Science is 10 graduate course. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.