Título: | Utilização de um jogo de enigmas para ensino de Física de partículas no ensino fundamental |
Autor(es): | Pereira, Diego Veríssimo |
Orientador(es): | Duarte, Ingrid de Sousa Rodrigues |
Assunto: | Ensino por investigação Jogos educativos Física - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2-Nov-2021 |
Data de publicação: | 8-Mar-2023 |
Referência: | PEREIRA, Diego Veríssimo. Utilização de um jogo de enigmas para ensino de Física de partículas no ensino fundamental. 2021. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa que fez uso de um jogo de
aprendizagem que possui características investigativas, por meio de um jogo de
enigmas online a respeito de física de partículas elementares, aplicado no 9º ano do
ensino fundamental. O principal objetivo do trabalho consiste em oferecer uma
proposta de ensino por investigação por meio de um jogo de enigmas. O jogo de
enigmas possui uma mecânica interessante para o ensino por investigação, pois
instiga os alunos a investigar, corroborando com uma parte da teoria freiriana onde
são criadas possibilidades para que o aluno consiga construir seu próprio. Desta
forma, fazer uso de um jogo de enigmas é uma alternativa interessante e promissora,
ajudando na divulgação e alfabetização científica para alunos do último ano do ensino
fundamental. Os resultados apontam para uma motivação por parte dos estudantes
de aprender conceitos novos e a investigar. |
Abstract: | This work presents the results of the research that used a gamified and investigative
approach, through an online puzzle game about elementary particle physics, applied
in the 9th grade of elementary school. The main objective of the work is to disseminate
and popularize topics of contemporary modern physics together with science and its
technologies. The puzzle game has an interesting mechanic for teaching by
investigation, as it encourages students to investigate, corroborating a part of Freire's
theory where possibilities are created so that the student can build his own. In this way,
making use of a puzzle game is an interesting and promising alternative, helping in the
dissemination and scientific literacy for students in the final year of elementary school.
The results point to a motivation on the part of students to learn new concepts and to
investigate, thus showing that the puzzle game is a potentially significant teaching unit. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.