Título: | Aplicação do método investigativo no estudo da dengue em escola de zona rural |
Autor(es): | Ferreira, Dayane de Sales |
Orientador(es): | Silva Filho, Olavo Leopoldino da |
Assunto: | Dengue Ciências - ensino - experimentação Ensino por investigação |
Data de apresentação: | 13-Nov-2021 |
Data de publicação: | 7-Mar-2023 |
Referência: | FERREIRA, Dayane de Sales. Aplicação do método investigativo no estudo da dengue em escola de zona rural. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi relatar a experiência vivida em uma estratégia de
aprendizagem aplicada a alunos da educação básica na rede pública de ensino do
Distrito Federal. Estudo caracterizado como relato de experiência. A atividade teve a
participação de 53 estudantes dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental II,
da Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia – Distrito Federal, matriculados
em escolas da zona rural. Os encontros foram realizados através da plataforma
Google Meet e, ao longo de três encontros, o assunto Dengue foi abordado com o
objetivo de conhecer a doença, seus métodos de prevenção e saber se a região na
qual cada estudante habita possui ou não, a presença do agente causador da doença.
O referencial teórico utilizado foi uma síntese da Aprendizagem Significativa de D.
Ausubel com o ensino por investigação. Como atividade experimental, foi proposta a
construção e uso de uma armadilha para mosquitos da Dengue. Com o
desenvolvimento desse experimento, somado ao conhecimento cotidiano dos
estudantes, foi possível verificar um aumento na desenvoltura argumentativa destes,
assim como das habilidades de compartilhamento de conhecimentos. |
Abstract: | The objective of this study was to report the experience of a learning strategy applied
to students of basic education in the public school system of the Federal District. The
study is characterized as an experience report. The activity had the participation of 53
students from the sixth and seventh grades of elementary school II, from the Regional
Education Coordination of Brazlândia - Federal District, enrolled in a rural area school.
The meetings were carried out through the Google Meet platform and, during three
meetings, the subject Dengue was approached with the purpose of getting to know the
disease, its methods of prevention, and if the region that the students’ lives has or not
the presence of the agent that causes the disease. The theoretical framework used
was a synthesis of D. Ausubel's Meaningful Learning with Inquiry Based Teaching. As
an experimental activity, the construction of a Dengue Fever mosquito trap was
proposed. With the development of this experiment, added to the students' everyday
knowledge, it was possible to verify an increase in their argumentative
resourcefulness, as well as their knowledge sharing abilities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.