Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Vinícius Ricardo Marques de | - |
dc.contributor.author | Martins, Danielle da Silva | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Danielle da Silva. A sustentabilidade e a gestão dos resíduos sólidos a partir da abordagem do ensino por investigação. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado com os estudantes do 6° ano do ensino fundamental de
uma escola pública do Distrito Federal e teve como objetivo desenvolver atividades
que promovam a gestão de resíduos orgânicos e recicláveis e a conscientização da
importância da sustentabilidade. Foi realizado o experimento composteira de garrafa
PET abordando os conceitos de resíduos sólidos, coleta seletiva, sustentabilidade,
reutilização, reciclagem e outros. Foi utilizado como referencial teórico a abordagem
do Ensino por Investigação. Através das questões objetivas e discursivas
respondidas pelos estudantes buscou-se observar se houve aprendizagem
significativa. A Atividade Investigativa foi bem aceita pelos estudantes e foi
importante para promover a discussão e um pensamento mais crítico em relação à
gestão dos resíduos sólidos domésticos, bem como a reflexão sobre como as ações
humanas podem contribuir de forma positiva ou negativa no ambiente e na
sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compostagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.title | A sustentabilidade e a gestão dos resíduos sólidos a partir da abordagem do ensino por investigação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T15:18:58Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T15:18:58Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34062 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work was carried out with students from the 6th year of elementary school at a
public school in the Federal District and aimed to develop activities that promote the
management of organic and recyclable waste and raise awareness of the importance
of sustainability. The PET bottle composting experiment was carried out, addressing
the concepts of solid waste, selective collection, sustainability, reuse, recycling and
others. The Teaching by Investigation approach was used as a theoretical
framework. Through objective and discursive questions answered by students, it was
sought to observe whether there was significant learning. The Investigative Activity
was well accepted by students and was important to promote discussion and more
critical thinking in relation to the management of domestic solid waste, as well as
reflection on how human actions can contribute positively or negatively to the
environment and society. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|