Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunaCamilaDosSantos_tcc.pdf416,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino dos sentidos do corpo humano através do método investigativo
Autor(es): Santos, Bruna Camila dos
Orientador(es): Couto, Roberto Vinicíos Lessa do
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Experimentação
Sentidos e sensações
Educação de crianças
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 7-Mar-2023
Referência: SANTOS, Bruna Camila dos. O ensino dos sentidos do corpo humano através do método investigativo. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O método investigativo pode ser uma excelente ferramenta para os professores que querem facilitar a aprendizagem dos seus alunos, adotando metodologias que aproximem o aluno da iniciação científica. É importante que o estudante possua o papel principal na construção do conhecimento e que utilize a investigação para o questionamento e levantamento de dados, promovendo a liberdade de conhecimento e o aprender dentro e fora de sala de aula. Na tentativa de aproximar os alunos da alfabetização científica, foi proposto a eles que desenvolvessem uma investigação para percepção dos sentidos humanos através do método investigativo. A atividade foi desenvolvida em uma escola do ensino fundamental II, em um município do Goiás e a abordagem foi feita com um tema que, se tratado de forma “tradicional”, poderia trazer dúvidas durante sua aplicação. Desta forma, foi possível dispor para os alunos desenvolverem sua criatividade na montagem e execução de uma pesquisa que envolve teoria e prática aplicada a sua realidade.
Abstract: The investigative method can be an excellent tool for teachers who want to facilitate their students' learning by adopting methodologies that bring the student closer to scientific initiation. It is important that the student has the main role in his construction of knowledge, through investigation it is possible to question, data collection, promoting freedom of knowledge and learning inside and outside the classroom. In an attempt to bring the students closer to scientific literacy, it was proposed to the students to develop an investigation for the perception of the human senses through the investigative method. The activity was developed in a primary school, in a city of Goiás, where the approach was made with a theme that if treated in a "traditional" way could bring doubts to the student during its application. In this way it was possible for the students to develop their creativity in the assembly and execution of a research that involved theory and practice applied to their reality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.