Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GustavoGarciaDaSilva_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarreto, Cynara Caroline Kern-
dc.contributor.authorSilva, Gustavo Garcia da-
dc.identifier.citationSILVA, Eliane Moreira de. A tecnologia em sala de aula : uma proposta de intervenção visando o tratamento da água por meio do uso de nanopartículas. 2019. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO uso da água é essencial para o cotidiano da população, fazendo parte de inúmeros processos como na agricultura, na indústria e nos domicílios. Nota-se que este recurso vem sendo degradado de forma que a natureza não consegue repô-lo, resultando na procura por métodos de conservação e renovação deste. Nesse contexto a nanotecnologia toma um espaço significativo para a solução destas questões. Alguns estudos mostram que os materiais, na escala nanométrica, manifestam propriedades específicas diferentes das que o material manifesta em escala macro. Os métodos mais comuns de tratamento de água por meio de nanopartículas são adsorção, materiais com membranas, fotocatálise e desinfecção por meio de monitoramento e sensores. Este trabalho teve com objetivo, então, elaborar uma atividade didática para apresentar alguns estudos em nanotecnologia para estudantes do ensino fundamental, foram elaborados três textos didáticos. Em sequência, abrangem os temas: Nanotecnologia no Brasil, Tipos de materiais nanométricos utilizados no tratamento da água e Tratamento de água utilizando nanopartículas. Estes textos são transposições didáticas de artigos científicos sobre o desenvolvimento das pesquisas em nanociência relacionadas ao tratamento de água. Portanto, foi possível elaborar um minicurso, com uma linguagem científicae de fácil compreensão, sobre o uso de nanopartículas no tratamento de água.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNanopartículaspt_BR
dc.subject.keywordÁgua - tratamentopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.titleA tecnologia em sala de aula : uma proposta de intervenção visando o tratamento da água por meio do uso de nanopartículaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T13:25:31Z-
dc.date.available2023-03-07T13:25:31Z-
dc.date.submitted2019-12-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34055-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.