Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Marcos Rogério Martins | - |
dc.contributor.author | Melo, Amanda Peres de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Amanda Peres de. Tudo se transforma: uma abordagem investigativa para o ensino de transformações Químicas. 2021. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Recentemente, houve um interesse renovado no ensino de Ciências por
investigação. Nesse sentido, diversos estudos apontam a importância desse
ensino na formação de alunos com o olhar mais crítico e cientifico sobre a
realidade. Assim, este trabalho discute a importância do ensino por
investigação e da contextualização no ensino de ciências, e tem como objetivo
principal aguçar a percepção dos alunos sobre as transformações químicas
presentes no cotidiano. Este trabalho propõe uma sequência didática,
aplicando o método investigativo, para o ensino de transformações químicas
voltada para estudantes do 7° ano do ensino fundamental II de uma escola do
Distrito Federal. Para isso, utilizou-se uma sequência didática de duas aulas
com momentos de exposição de situações problemas, discussão de hipóteses,
sistematização do conhecimento e atividade final. A sequência didática foi toda
desenvolvida de forma remota devido à pandemia da covid-19. Os resultados
obtidos indicaram que a metodologia adotada proporcionou a aprendizagem
significativa sobre o tema, incentivando que os alunos a expor argumentos,
discutir hipóteses e compreender os principais conceitos acerca do conteúdo
trabalhado. Como ponto de melhoria, os resultados apontam que, devido à
grande generalidade do tema, percebeu-se que alguns alunos ainda
apresentaram dificuldade em apreender os conceitos de forma científica,
embora conseguissem distinguir as transformações químicas das físicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Tudo se transforma : uma abordagem investigativa para o ensino de transformações Químicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T12:24:48Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T12:24:48Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34053 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Recently, there has been a renewed interest in science teaching by inquiry. In this
sense, several studies point to the importance of this teaching in the formation of
students with a more critical and scientific look at reality. Thus, this work discusses
the importance of teaching by investigation and contextualization in science
teaching, and its main objective is to sharpen students' perception of the chemical
changes present in everyday life. This work proposes a didactic sequence, applying
the investigative method, for the teaching of chemical transformations aimed at
students in the 7th grade of elementary school II of a school in the Federal District.
For this, a didactic sequence of two classes was used, with moments of exposure
of problem situations, discussion of hypotheses, systematization of knowledge and
final activity. The teaching sequence was all remotely developed due to the covid19 pandemic. The results obtained indicated that the adopted methodology
provided significant learning on the subject, encouraging students to expose
arguments, discuss hypotheses and understand the main concepts about the
content worked. As a point of improvement, the results show that, due to the great
generality of the topic, it was noticed that some students still had difficulty in
grasping the concepts in a scientific way, although they were able to distinguish
chemical from physical transformations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|