Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Celina Souza | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Celina Souza. Caminhos entre a teoria e a prática investigativa no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando se pensa no Ensino de Ciências na atualidade, é importante preparar os estudantes para lidar com os desafios de um mundo globalizado e altamente tecnológico. Diferente da educação pautada na mera transmissão de conteúdos para memorização de fórmulas e termos científicos, em que se tem o professor como figura central, práticas investigativas são capazes de promover maior protagonismo estudantil, por outro lado, a abordagem investigativa exige preparo específico dos professores que a utilizam, por isso, saber como os professores têm promovido e podem buscar promover o Ensino de Ciências por investigação é fundamental para compreender o panorama de ensino atual e planejar o futuro. Sendo assim, este trabalho objetivou investigar a relação entre a teoria e a prática investigativa de um grupo de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando para tanto, um questionário online por meio do qual foi possível explorar as experiências e os conhecimentos teóricos de 11 professores sobre a abordagem investigativa, observações das aulas com a abordagem investigativas de 3 professores e também uma entrevista semiestruturada com 4 professores, que versou sobre as ideias referentes ao planejamento, aplicação e avaliação reflexiva de suas abordagens investigativas. Os resultados obtidos mostraram que, apesar de os professores conhecerem as teorias do ensino por investigação e considerarem a prática investigativa favorável ao ensino de ciências, muitos empecilhos são colocados como impedimentos à prática efetiva dessa abordagem em suas aulas, dentre eles, os professores citam a carência de espaços, recursos e materiais nas escolas, e também a ausência de formação específica que os preparassem para trabalhar com a abordagem investigativa. Entre tantos obstáculos, o constante estudo e revisão das teorias sobre a abordagem investigativa, o planejamento atento das aulas, a criatividade e a postura investigativa em sala de aula, são algumas atitudes que abrem caminhos para os professores que buscam o Ensino de Ciências por Investigação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - ensino - experimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | Caminhos entre a teoria e a prática investigativa no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T11:50:41Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T11:50:41Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34051 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|