Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cordova, Bianca Carrijo | - |
dc.contributor.author | Souza, Cássia Gonçalves de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Cássia Gonçalves de. A metodologia ativa no curso de licenciatura em ciências naturais. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A metodologia ativa tem o objetivo de formar estudantes de forma críticoreflexiva, onde o mesmo deve ser o protagonista do seu próprio processo de
aprendizagem. Sabemos que a formação de professores é de suma importância para o
sucesso deste processo. Por isso, queremos saber como está sendo feito o uso dessa
metodologia no curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Assim como, entender como
os alunos e professores percebem as vantagens e desvantagens desta metodologia. Para
responder estas perguntas, utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta
de dados, fizemos entrevistas com quatro professores e questionário online aplicado para
18 alunos das disciplinas obrigatórias que utilizam essa metodologia. Os resultados
apontam que essa metodologia apresenta aspectos positivos como a autonomia do aluno
e aspectos negativos como maior dedicação como maior dedicação de tempo de ambas as
partes. Por ser uma metodologia onde o aluno é protagonista do seu processo de
aprendizagem é de grande valor para os cursos de licenciatura. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.title | A metodologia ativa no curso de licenciatura em ciências naturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T15:42:58Z | - |
dc.date.available | 2023-03-06T15:42:58Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34046 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Active methodology has the objective to form students in a critic-reflective way,
where the students have to be the protagonists of their own process of learning. We know
that the formation of teachers are very important to the success of this process. As a result,
we want to know how the aforementioned methodology is being used in the Natural
Science degree courses. Even as we want to understand how the students and teachers see
the advantages and disadvantages of this methodology. To answer that question, we use
the qualitative approach to data collection of interviews with four teachers and of the
online questionnaire applied to eighteen students of the compulsory subjects that use this
methodology. The results show that this methodology introduce positive aspects, like the
autonomy of the student, and negative aspects, like more dedication from the teachers and
the students. In conclusion, the active methodology is very important to Natural Science
because the students are the protagonist of their learning process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|