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Título: Análise preliminar do efeito de um programa de equoterapia de aspectos pragmáticos e de fluência de fala : estudos de casos de crianças com autismo
Autor(es): Silva, Ana Caroline Coelho
Gonçalves, Sabrina Pedrosa
Orientador(es): Celeste, Letícia Correa
Coorientador(es): Pedra, Amanda de Carvalho
Assunto: Terapia assistida por cavalos
Equoterapia
Crianças autistas - comunicação
Desenvolvimento infantil
Data de apresentação: 29-Jul-2021
Data de publicação: 3-Mar-2023
Referência: SILVA, Ana Caroline Coelho; GONÇALVES, Sabrina Pedrosa. Análise preliminar do efeito de um programa de equoterapia de aspectos pragmáticos e de fluência de fala: estudos de casos de crianças com autismo. 2021. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A equoterapia é um método terapêutico que surge da relação entre homem e cavalo, possui evidências científicas em relação à melhora na comunicação social em indivíduos com autismo, mas ainda há lacunas na linguagem, principalmente nas funções comunicativas, atos comunicativos e palavras por minuto. Objetivo: Analisar o número de palavras e atos por minuto, bem como as funções comunicativas de duas crianças com autismo após intervenção equoterápica. Material e Métodos: Participaram do estudo duas crianças autistas, ambas de grau severo, mensurado via Childhood Autism Rating Scale. Utilizou-se protocolos padronizados para avaliar as funções comunicativas, atos comunicativos e palavras por minuto. A aplicação aconteceu por avaliadores às cegas, com 10 sessões de intervenção, uma vez por semana, divididos em quatro módulos. Resultados: Foi observado melhora no desempenho dos participantes da pesquisa, a criança 1 aumentou de 5,4 para 11,6 no número de palavras por minuto. Já os atos comunicativos progrediram de 3 para 2,4 e nas funções comunicativas observou-se evolução nas funções de nomeação, informativa e heurística. Para a criança 2 as palavras por minutos foi de 0,4 para 1,4, os atos comunicativos de 0,4 para 1,8 e as funções comunicativas em destaque foram as funções instrumental, informativa e nomeação. Considerações finais: O programa de equoterapia foi benéfico para os praticantes autistas, especialmente em relação ao uso da linguagem e aos aspectos gramaticais da língua.
Abstract: Introduction: Riding therapy is a therapeutic method that arises from the relationship between man and horse, it has scientific evidence regarding the improvement in social communication in individuals with autism, but there are still gaps in language, especially in communicative functions, communicative acts and words per minute . There are difficulties in starting and maintaining social interaction, as well as deficits in verbal and non-verbal communication, and lack of interest by peers, compromising communicative functionality. Objective: To analyze the number of words and acts per minute, as well as the communicative functions of two children with autism after hippotherapy intervention. Material and Methods: Two autistic children participated in the study, both severe, measured using the Childhood Autism Rating Scale. Standardized protocols were used to assess communicative functions, communicative acts and words per minute. The application was carried out by blind evaluators, with 10 intervention sessions, once a week, divided into four modules. Results: An improvement in the performance of research participants was observed, child 1 increased from 5.4 to 11.6 in the number of words per minute. The communicative acts, on the other hand, progressed from 3 to 2.4, and in the communicative functions, an evolution was observed in the naming, informative and heuristic functions. For child 2, the words per minute ranged from 0.4 to 1.4, the communicative acts from 0.4 to 1.8 and the highlighted communicative functions were the instrumental, informative and naming functions. Final considerations: The hippotherapy program was beneficial for autistic practitioners, especially in relation to language use and grammatical aspects of the language.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.
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