Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fragelli, Ricardo Ramos | - |
dc.contributor.author | Pimenta, Matheus Figueiredo | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Matheus Figueiredo. SAGA: sistema de acompanhamento gamificado do aluno. 2022. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A transição do ensino médio para o superior é uma das etapas mais marcantes na vida do estudante. Contudo, os acadêmicos enfrentam diversas situações que, se não forem tratadas com mais responsabilidade, podem influenciar negativamente na vida universitária. A falta de organização das atividades escolares é um dos principais problemas relatados por pesquisas feitas com alunos ingressantes. Buscando auxiliar os estudantes do primeiro semestre, este trabalho propôs o desenvolvimento inicial do SAGA (Sistema de Acompanhamento Gamificado do Aluno), aplicativo mobile de gerenciamento de tarefas feito para celulares Android que incorpora recursos gamificação que podem ser utilizadas no intuito de promover a motivação do usuário no meio acadêmico, por meio de pesquisas acerca das adversidades sofridas pelos alunos nos primeiros semestres do ensino superior e por estudos de técnicas de gamificação relacionadas. O objetivo deste aplicativo é disponibilizar funcionalidades que permitam os usuários criar uma lista de atividades escolares e que tenha um conjunto de questões as quais possa responder como uma rotina de estudos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Banco de dados | pt_BR |
dc.title | SAGA : sistema de acompanhamento gamificado do aluno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T19:15:01Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T19:15:01Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34025 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The transition from high school to college is one of the most remarkable stages in a student’s life. However, academics face several situations that, if not handled more responsibly, can negatively influence their college life. Lack of organization of school activities is one of the main problems reported by surveys of entering students. Seeking to help first-semester students, this work proposed the initial development of SAGA (Sistema de Acompanhamento Gamificado do Aluno), a mobile task management application made for Android phones that incorporates gamification features that can be used in order to promote the user’s motivation in the academic environment, through research about the adversities suffered by students in the first semesters of higher education and through studies of related gamification techniques. The goal of this application is to provide features that allow users to create a list of school activities and have a set of questions that can be answered as a study routine. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|