Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Serrano, Milene | - |
dc.contributor.author | Féo, Pedro Henrique Andrade | - |
dc.contributor.author | Kader, Saleh Nazih Abdel | - |
dc.identifier.citation | FÉO, Pedro Henrique Andrade; KADER, Saleh Nazih Abdel. API de Sistemas Matchmaking: um estudo exploratório orientado ao paradigma de sistemas ultiagentes. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Matchmaking é o processo de busca e organização de jogadores, dentro de um jogo online, afim de se construir a melhor experiência possível dentro de um jogo. Apesar de ser uma problemática muito abordada dentro do mundo de jogos multiplayer online, a implementação dos Sistemas Matchmaking varia para a maioria dos jogos, seja por regras específicas de cada um, ou por atributos diferentes a serem considerados para se estabelecer o que é uma boa experiência. Através da utilização do modelo conceitual de Multiagentes, o trabalho propõe o uso de cognição e entidades inteligentes para lidar com essa problemática. Os Sistemas Multiagentes se mostram pertinentes nessa problemática por evidenciarem capacidade de comunicação e autonomia, criando a possibilidade de que os Agentes possam negociar entre si para formar os melhores grupos possíveis. Uma das intenções desse trabalho consistiu em avaliar se a utilização do Paradigma de Sistemas Multiagentes comportou-se de forma aderente para a implementação de Sistemas Matchmaking. No intuito de se ter uma visão mais concreta, procurou-se implementar uma Application Programming Interface (API) de Sistemas Matchmaking genérica, ou seja, de fácil utilização em qualquer jogo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia de software | pt_BR |
dc.title | API de Sistemas Matchmaking : um estudo exploratório orientado ao paradigma de sistemas ultiagentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T18:39:53Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T18:39:53Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34012 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Matchmaking is the process of searching and organizing players inside an online multiplayer game, with the goal of building the best possible experience in a game. Despite being a commonly approached topic in the online multiplayer gaming community, the implementation of Matchmaking Systems differ in every game. This is caused by the different rules and attributes that a game considers to impact the game experience. By utilizing the Multiagent conceptual model, this work proposes the use of cognition and smart entities to deal with this problem. Multiagent Systems are relevant in this scenario for having the ability of being autonomous and communicative, enabling Agents to negotiate between themselves to achieve the best possible matchs. One of the intentions of this work consisted in asessing the use of Multiagent Systems on the implementation of Matchmaking Systems. With the objective of having a more concrete vision, an Application Programming Interface (API) for generic Matchmaking systems, which could be easily used in any game, were implemented | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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