Título: | Caça Crânio : um jogo pedagógico com realidade aumentada para o Museu de Biologia da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Lima, Julio Cesar Litwin |
Orientador(es): | Castanho, Carla Denise |
Assunto: | Jogos Dispositivos móveis Museus |
Data de apresentação: | 5-Out-2022 |
Data de publicação: | 3-Mar-2023 |
Referência: | LIMA, Julio Cesar Litwin. Caça Crânio: um jogo pedagógico com realidade aumentada para o Museu de Biologia da Universidade de Brasília. 2022. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho insere-se em um projeto da Universidade de Brasília (UnB) para a criação do Museu de Biologia da Universidade, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital para dispositivos móveis, denominado Caça Crânio, que utiliza Realidade Aumentada para interação com o museu e também da funcionalidade Web denominado de Dashboard, para gerenciamento do jogo. O jogo é baseado no conceito de "caça ao tesouro", onde a busca por cartazes presentes no ambiente, com o Código QR, permite a visualização e interação com objetos em terceira dimensão. O Dashboard é responsável por gerenciar e monitorar as atividades do jogo, possibilitando alteração na base de questões e gerenciamento de visitas ao Museu de Biologia. A parte pedagógica consiste em responder as perguntas referentes ao objeto visualizado, um crânio animal. Embora a implementação deste jogo tenha partido do início, a ideia originou-se e foi aprimorada a partir de um protótipo inicial apresentado Congresso Brasileiro de Zoologia em 2020. |
Abstract: | The present work is part of a project by the University of Brasília (UnB) for the creation of the University’s Biology Museum, with the support of the Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). The work consists in the development of a digital game for mobile devices, called Caça Crânio, which uses Augmented Reality to interact with the museum and also the functionality Web called Dashboard, to manage the game. The game is based on the concept of "treasure hunt", where the search for posters present in the environment, with the QR Code, allows the visualization and interaction with objects in the third dimension. The Dashboard is responsible for managing and monitoring the game’s activities, making it possible to change the base of questions and manage visits to the Museum of Biology. The pedagogical part consists of answering the questions regarding the visualized object, an animal skull. Although the implementation of this game started from the beginning, the idea originated and was improved from an initial prototype presented at the Brazilian Congress of Zoology in 2020. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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